ESTARIAM OS CAÇÕES-FRANGO, RHIZOPRIONODON SPP., DESAPARECENDO DO CEARÁ?
Abstract
As sete espécies de cações-frango, gênero Rhizoprionodon, se distribuem em águas costeiras tropicais, sendo que duas ocorrem ao largo da costa brasileira, R. lalandii e R. porosus. De um modo geral, são espécies de pequeno porte (até um pouco mais de 1m de comprimento total). As características biológicas destas espécies, incluindo tamanho de maturidade sexual e fecundidade, as tornam relativamente mais resilientes à pressão da pesca em comparação a muitas outras espécies de tubarões. Monitoramentos realizados em um porto pesqueiro do Ceará (enseada do Mucuripe, Fortaleza) efetuados nas décadas de 1990, 2000 e 2010 apontaram os cações-frango como comuns nos desembarques. Na continuidade do monitoramento pesqueiro de elasmobrânquios desembarcados neste mesmo porto, o presente estudo teve como objetivo caracterizar os cações-frango. O monitoramento foi realizado na enseada do Mucuripe, entre dezembro de 2018 e março de 2020, totalizando 52 dias de amostragem. Nesse período foi registrado um total de 17 cações-frango, sendo R. porosus (n=4), R. lalandii (n=1) e indivíduos identificados apenas ao nível do gênero Rhizoprionodon sp. (n=12) devido a impossibilidade de se realizar uma identificação mais precisa. Portanto, o presente estudo reporta que os cações-frango se tornaram pouco frequentes nos desembarques deste porto pesqueiro. Os fatores responsáveis por este relativamente baixo registro de cações-frango são por enquanto desconhecidos, visto que não há informação associada aos apetrechos ou esforço de pesca. De todo modo, a baixa frequência nos desembarques é consoante com a recente atualização no status destas espécies que foram apontadas como vulneráveis ao risco de extinção, conforme classificação da União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN). Diante disso, sugere-se a continuidade do monitoramento dos desembarques na enseada do Mucuripe, bem como em outros pontos da costa do Ceará.Downloads
Download data is not yet available.
Downloads
Published
2021-01-01
How to Cite
Figueiredo Falcao, L., Belquior Gonçalves Neto, J., Charvet, P., & Vieira Faria, V. (2021). ESTARIAM OS CAÇÕES-FRANGO, RHIZOPRIONODON SPP., DESAPARECENDO DO CEARÁ?. Encontros Universitários Da UFC, 6(2), 1217. Retrieved from https://periodicos.ufc.br/eu/article/view/74340
Issue
Section
XL Encontro de Iniciação Científica
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.