ESTUDO POR ESPECTROSCOPIA RAMAN DA OLIVINA E FASES DE ALTAS PRESSÕES.
Abstract
Neste ano aprendemos alguns conceitos básicos sobre o uso de técnicas espectroscópicas no estudo de materiais com interesse na geologia e áreas afins (metorítica, paleontologia). Estudamos inicialmente a ideia geral do espalhamento Raman. O espalhamento Raman é uma técnica através da qual é possível verificar os modos normais de vibração de um material. Pode-se imaginar que o espalhamento Raman consiste no espalhamento inelástico da luz, significando que a luz espalhada possui uma energia diferente da energia da luz incidente. Essa diferença de energia entre a luz incidente e a luz espalhada corresponde exatamente à energia dos modos vibracionais do material. Um dos objetivos do presente estudo era entender do ponto de vista vibracional o sistema olivina (Mg, Fe)2SiO4. A olivina é um material riquíssimo em termos de polimorfismo – diferentes fases – que podem a ela ser associadas. A faialita (Fe2 SiO4) é o extremo rico em ferro da solução sólida de olivina. Cristaliza-se numa estrutura ortorrômbica com grupo espacial Pbnm. A forsterita (Mg2SiO4) é o extremo rico em magnésio da solução de olivina. É geralmente encontrada no interior de meteoritos, assim como a ringwoodita e a wadsleita. A olivina (α-(Mg,Fe)2SiO4) à medida que se aumenta a pressão, se transforma em wadsleyta (fase β) e em seguida em ringwoodita, γ-(Mg,Fe)2SiO4). A ringwoodita, em particular é prevista ocorrer entre o manto superior e o manto inferior da Terra, entre 400 e 660 km de profundidade da superfície. É de se esperar que estas fases também ocorram no interior de outros planetas que sejam ricos em silício e oxigênio na sua composição. Além disso, também é esperado que meteoritos que sejam oriundos de objetos do sistema solar que ficaram submetidos a altas pressões também apresentem diversas fases da olivina. Nesse trabalho revisitamos um estudo num meteorito caído no Brasil, onde são esperados aparecerem a olivina e alguma fase de altas pressões. Os espectros Raman indicam a ocorrência de peloDownloads
Download data is not yet available.
Downloads
Published
2021-01-01
How to Cite
Da Silva, G. dos S., & Cavalcante Freire, P. de T. (2021). ESTUDO POR ESPECTROSCOPIA RAMAN DA OLIVINA E FASES DE ALTAS PRESSÕES. Encontros Universitários Da UFC, 6(2), 1264. Retrieved from https://periodicos.ufc.br/eu/article/view/74387
Issue
Section
XL Encontro de Iniciação Científica
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.