GLOBALIZAÇÃO E O PAPEL SOCIAL DO TRADUTOR
Abstract
A ideia contida nos termos sociedade global e globalização existe desde o fim dos anos 1960, responsabilidade dos autores norte-americanos MacLuhan e Bzezinski. Porém, foi a partir do fim dos anos 1980 e da ascensão do neoliberalismo que se difundiu o pensamento de interligação de fronteiras geográficas por meios político, econômico, social e cultural em âmbito mundial. O primeiro obstáculo sentido na interação com a maioria das outras nações não poderia deixar de ser a língua. O foco da presente pesquisa exploratória é evidenciar o papel do tradutor como ferramenta essencial nesse processo de globalização, especificamente na esfera sociocultural. Para isso serão sucintamente apresentados dados de produção científica e jornalística que esse pensamento, alicerçados nas teorias de David Katan sobre tradução e cultura. Em análise prévia, observa-se que o tradutor, como ser social que produz a partir de outros, e para outros, transmite em seu trabalho mais do que apenas o significado lexical, mas também o valor cultural construído pelas sociedades referentes ao par de línguas envolvido. Com o produto traduzido sendo propagado e absorvido por indivíduos dentro de um sistema cultural através dos diversos tipos de mídia, o tradutor torna-se ponte para uma sociedade e cultura de natureza globalizada, com aspectos mistos de suas origens. Agradecimentos especiais à Pró-Reitoria de Relações Internacionais e Desenvolvimento Institucional (PROINTER) pelo financiamento da bolsa que tornou possível a realização da presente pesquisa.Downloads
Download data is not yet available.
Downloads
Published
2021-01-01
How to Cite
Raquel Souza Belem, R., Raquel de Lima Nascimento, D., Fernandes de Almeida, H., & Costa Fortier Silva, D. (2021). GLOBALIZAÇÃO E O PAPEL SOCIAL DO TRADUTOR. Encontros Universitários Da UFC, 6(2), 1341. Retrieved from https://periodicos.ufc.br/eu/article/view/74464
Issue
Section
XL Encontro de Iniciação Científica
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.