HISTÓRIA DA ROBÓTICA EDUCACIONAL: BREVE REVISÃO DA LITERATURA
Abstract
Há inúmeros indícios de aparatos tecnológicos e de autômatos na Antiguidade, de modo que se torna difícil definir o momento exato em que a Robótica passou a fazer parte do meio social. Exemplos disso são os dispositivos mecânicos do Egito Antigo, que tinham o objetivo de representar os deuses cultuados na época; na Grécia, dispositivos hidráulicos eram utilizados em estátuas; na Idade Média, os sinos que tocavam nas Catedrais Europeias e os relógios já eram dispostos de efeitos resultantes da Robótica. Entretanto, o termo “robô” popularizou-se somente em 1921, por meio de uma peça teatral denominada “Os Robôs Universais de Rossum”, escrita pelo dramaturgo tcheco Karel Capek, na qual um personagem imitando uma máquina e com semelhança aos seres humanos fazia trabalhos pesados, que eram, até então, realizados por escravos. Nesse ínterim, pode-se entender a palavra “robô” como sendo a junção das palavras tchecas rabota, que significa “trabalho obrigatório” e rabotnik, que significa “servo”. A robótica educacional ou robótica pedagógica é entendida como a utilização das tecnologias atuais e/ou materiais de sucata tecnológica (e-waste) ao processo interdisciplinar de ensino-aprendizagem dos alunos, tornando-o mais interativo e dinâmico. Não obstante, o uso de robôs como mediadores da construção de conhecimento não é algo recente, pois nos anos 1960 o precursor desta atividade foi Saymourt Papert, pesquisador do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT), que iniciou seus trabalhos na robótica de modo simultâneo ao construcionismo. O uso da robótica atrelado ao ensino possui variadas metodologias e objetivos, de modo a estimular nos alunos a capacidade de seguir instruções; permitir a reflexão acerca dos impactos em âmbito social, cultural, político e ambiental dos projetos realizados; além da incrementar a assimilação e concretização de conteúdos pedagógicos diversos do currículo escolar.Downloads
Download data is not yet available.
Downloads
Published
2021-01-01
How to Cite
Vieira do Nascimento, L., & Bandeira Andriola, W. (2021). HISTÓRIA DA ROBÓTICA EDUCACIONAL: BREVE REVISÃO DA LITERATURA. Encontros Universitários Da UFC, 6(2), 1359. Retrieved from https://periodicos.ufc.br/eu/article/view/74482
Issue
Section
XL Encontro de Iniciação Científica
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.