INSETICIDAS FREQUENTEMENTE UTILIZADOS NA CULTURA DE CAJU PODEM COMPROMETER O FITNESS DO PREDADOR AMBLYSEIUS LARGOENSIS?
Abstract
O ácaro predador Amblyseius largoensis é um agente de controle biológico de ocorrência natural em plantas de caju. Este predador tem contribuído para a regulação e/ou não estabelecimento de algumas pragas, tais como a mosca-branca-gigante, Aleurodicus cocois. No entanto, plantas de caju comumente são atacadas por outras pragas (Broca-das-pontas -Anthistarcha binocularis, Traça-da-castanha - Anacampsis phytomiella, Lagarta-saia-justa -Cicinnus callipius, Tripes-da-cinta-vermelha - Selenothrips rubrocintus), as quais são frequentemente controladas com o uso de inseticidas. Os inseticidas Decis (Deltametrina) e Delegate (Espinetoram) são os mais frequentemente utilizados na cultura do caju. O presente estudo teve como objetivo avaliar os efeitos dos produtos Decis e Delegate sobre o fitness de A. largoensis. Para tanto foram realizados estudos de resposta funcional e taxa de crescimento do predador A. largoensis alimentado com ovos de A. cocois e expostos a resíduos dos produtos Decis e Delegate. Amblyseius largoensis apresentou resposta funcional tipo II, e esta não foi alterada pela exposição aos produtos Decis e Delegate. A exposição aos inseticidas não alterou a taxa de ataque do predador mas levou a um aumento no tempo de manipulação de presas comprometendo consequentemente sua taxa de predação. O inseticida Delegate foi o único a alterar a taxa de crescimento de A. largoensis, reduzindo-a em aprox. 40%.Downloads
Download data is not yet available.
Downloads
Published
2021-01-01
How to Cite
Wesller Batista da Silva, F., Carlos da Rocha Bisneto, M., Edvânia Neves Barros, M., & Wagner da Silva Melo, J. (2021). INSETICIDAS FREQUENTEMENTE UTILIZADOS NA CULTURA DE CAJU PODEM COMPROMETER O FITNESS DO PREDADOR AMBLYSEIUS LARGOENSIS?. Encontros Universitários Da UFC, 6(2), 1404. Retrieved from https://periodicos.ufc.br/eu/article/view/74527
Issue
Section
XL Encontro de Iniciação Científica
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.