LEVANTAMENTO DE DADOS ECOLÓGICOS BASE DE AVES EM BACIAS HIDROGRÁFICAS DO CEARÁ.
Abstract
O território cearense é ocupado em sua totalidade por diferentes bacias hidrográficas formadas por diversos rios, que possibilitam a existência de dezenas de açudes, dessa forma, políticas que garantam a proteção desses recursos naturais, bem como sua manutenção e existência se fazem extremamente importantes em toda a nação, e mais ainda no estado do Ceará, rico em exuberantes paisagens turísticas. E como componentes dessas bacias, é notável a presença de espécies de aves diversas e coloridas, com coros harmonizando com o som do vento e das árvores. Às aves é devido um importante destaque perante a proteção legal, por possuírem seus habitats cada vez mais degradados. Dessa forma, a pesquisa objetivou realizar uma análise de dados previamente levantados para a avifauna de três localidades diferentes, dentro da capital cearense, correspondentes a duas bacias hidrográficas distintas. São elas o Baixo Curso do Rio Cocó incluindo a Lagoa da Precabura e o Riacho Maceió, estabelecendo um total de 9 pontos de coleta visitados mensalmente, resultando em 38 amostragens para cada marcação, onde foram determinadas zonas de 200 metros de raio a partir de cada localização e transectos foram percorridos, com registro das espécies e estimativas do número de indivíduos. Respectivamente foram encontradas 128, 72 e 172 espécies de aves, divididas em respectivas 22, 16 e 16 ordens para os locais. Destacaram-se espécies pertencentes às ordens Charadriiformes e Passeriformes, para todas localidades, com os maiores índices de encontros e diversidade de espécies, parte por serem aves sinantrópicas, que se adaptaram bem ao convívio com humanos. Também é preciso ressaltar a importância dos locais utilizados, por se tratarem de ambientes urbanos e periurbanos, áreas verdes de refúgio da fauna em meio a cidade de Fortaleza, que vêm sendo suprimidos ano após ano e levando consigo uma imensa diversidade. Agradeço ao CNPq por financiar o projeto com a concessão de bolsas de Iniciação Científica.Downloads
Download data is not yet available.
Downloads
Published
2021-01-01
How to Cite
Eduardo de Melo Soeiro, J., Gonzaga Sales Junior, L., Silva, G. de C., Isadora Beserra Silva, V., Azevedo de Moura Venâncio, G., & Vicente da Silva, E. (2021). LEVANTAMENTO DE DADOS ECOLÓGICOS BASE DE AVES EM BACIAS HIDROGRÁFICAS DO CEARÁ. Encontros Universitários Da UFC, 6(2), 1432. Retrieved from https://periodicos.ufc.br/eu/article/view/74555
Issue
Section
XL Encontro de Iniciação Científica
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.