O DESENVOLVIMENTO DE HABILIDADES LINGUÍSTICAS POR MEIO DO RECURSO REHEARSAL NAS PRODUÇÕES AUDIOVISUAIS DE APRENDIZES DE LÍNGUA INGLESA

Authors

  • Ramon Saulo Freitas Farias
  • Carolina Morais Ribeiro da Silva

Abstract

Os recursos tecnológicos são utilizados no ensino e aprendizagem de língua inglesa em diversos contextos educacionais. Devido à Pandemia de COVID-19, observou-se maior incentivo e uso desses recursos para aplicação da modalidade de ensino remoto, tendo como uma das finalidades otimizar as formas de se aprender um idioma, bem como minimizar possíveis danos ocasionados pela transição do ensino presencial para o remoto. Este trabalho tem como objetivo analisar a contribuição do material audiovisual para a aquisição de vocabulário dos alunos aprendizes de língua inglesa da Casa de Cultura Britânica da Universidade Federal do Ceará. Mais especificamente, busca-se compreender de que forma o recurso Rehearsal (WAUGH; NORMAN, 1965) contribui para o desenvolvimento de habilidades linguísticas de aprendizes de nível pré-intermediário (A2) e intermediário (B1) na instituição, em meio remoto. A metodologia utilizada fundamenta-se nos dados (CHARMAZ, 2006), obtidos a partir da aplicação de questionários estruturados. As respostas a estes questionários serão analisadas à luz do método da comparação constante (MCC). A pesquisa encontra-se em sua fase inicial, de geração de dados e os fenômenos linguísticos relacionados aos objetivos desta investigação serão extraídos e submetidos ao processo analítico. Após esta etapa, os dados serão comparados, contrastados ou equiparados gerando categorias que permitirão melhor entendimento dos fenômenos presentes nesta pesquisa.

Downloads

Download data is not yet available.

Published

2021-01-01

How to Cite

Saulo Freitas Farias, R., & Morais Ribeiro da Silva, C. (2021). O DESENVOLVIMENTO DE HABILIDADES LINGUÍSTICAS POR MEIO DO RECURSO REHEARSAL NAS PRODUÇÕES AUDIOVISUAIS DE APRENDIZES DE LÍNGUA INGLESA. Encontros Universitários Da UFC, 6(2), 1498. Retrieved from https://periodicos.ufc.br/eu/article/view/74621

Issue

Section

XL Encontro de Iniciação Científica