O ENVELHECIMENTO NA PERSPECTIVA AMERÍNDIA
Abstract
O presente relatório visa apresentar o percurso e dados levantados pela pesquisa, que objetivava caracterizar o envelhecimento na visão dos povos originários no Ceará e dialogar com os estudos sobre a Alma Ancestral Brasileira. Metodologicamente, realizou-se pesquisa bibliográfica a partir de teses, dissertações e livros que contivessem material a respeito de povos indígenas no Ceará, no qual foram selecionados os povos Tremembé, Tapeba e Pitaguary, bem como analisamos publicações sobre a Alma Ancestral. As discussões levantadas a partir do conceito de Alma Ancestral apontam para a necessidade de estudo e debate na Psicologia frente a questões vivenciadas pelos povos originários. Como resultados foi observada a importância do idoso na comunidade, como “arquivo vivo” das memórias e sabedorias da comunidade, o que contribui com a luta e resistência dos povos originários, assim, percebendo o velho como papel de guardar e transmitir a cultura, demonstra o protagonismo da velhice na comunidade indígena. Além disso, os estudos também apontam a união entre a terra e a alma dos povos indígenas. Foi observada a escassez de publicações voltadas especificamente sobre o olhar sobre o envelhecimento para os povos indígenas no Ceará, o que demonstra a necessidade de estudos na área. Ressaltamos a relevância do estudo tendo em vista o agravamento das condições de vida dos povos originários no enfrentamento da PL 490/21 e Marco Temporal que visa privá-los de sua terra, ameaçando com isso sua alma.Downloads
Download data is not yet available.
Downloads
Published
2021-01-01
How to Cite
Sousa, L. da S., Eduardo Almeida Cabral de Melo, L., Chaves Nascimento, J., Clarice Nascimento Oliveira, M., & Maria Forte Diogo Rocha, N. (2021). O ENVELHECIMENTO NA PERSPECTIVA AMERÍNDIA. Encontros Universitários Da UFC, 6(2), 1503. Retrieved from https://periodicos.ufc.br/eu/article/view/74626
Issue
Section
XL Encontro de Iniciação Científica
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.