O FEMININO NA IDADE MÉDIA: VIRGEM MARIA E EVA
Abstract
O presente trabalho aborda o feminino na Literatura Medieval Portuguesa, através de análises de três cantigas pertencentes às Cantigas de Santa Maria, de Alfonso X, el Sabio. A pesquisa tem como objetivo analisar a relação entre a Virgem Maria e Eva, tendo em vista as características para designar as mulheres na Idade Média. Com isso, serão analisadas as cantigas: Cantiga 10 ROSAS DAS ROSAS– em relação à Nossa Senhora da Rosa Mística; Cantiga 60 ENTRE AV'E EVA – em relação à Santa Maria e Eva; Cantiga 273 A MADRE DE DEUS- em relação à Nossa Senhora da Assunção. Para dar corpo a essa discussão, a pesquisa se encontra dividida em: Introdução; Objetivos; Metodologia; Análise de resultados; Conclusão e Tópicos adicionais. Apresentaremos a análise das cantigas à luz de teorias para mostrar as conclusões a que chegamos com esse exercício de análise do texto literário. A fim de apresentar uma discussão teórica que possa esclarecer o embasamento desta pesquisa, estabeleceu-se a relação de estudos que ajudam a compreender a análise das cantigas, são eles: Márcia Maria de Melo Araújo (2020); Lidiana Ferreira Gouvêa e Katia Aparecida da Silva Oliveira (2020); Edilson Alves de Souza (2015); Avelino de Jesus da Costa (1957). Com isso, foi possível concluir que a imagem da Santa Maria teve grande importância sendo um modelo a ser seguido pelas mulheres medievais e sendo fundamental na história e construção de Portugal. A imagem de Eva era relacionada ao profano, sedutor e pecaminoso. Havendo dualidade entre Santa Maria e Eva nas mulheres medievais. Além disso. por meio de Santo Agostinho, foi possível compreender a visão que tinham em relação às mulheres no período medieval, havendo a oposição entre pecado e salvação.Downloads
Download data is not yet available.
Downloads
Published
2021-01-01
Issue
Section
XL Encontro de Iniciação Científica
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.