POLISSACARÍDEO SULFATADO DA ALGA MARINHA GRACILARIA CUNEATA E OS SEUS EFEITOS ANTIOXIDANTE E ANTICOAGULANTE
Abstract
As algas são seres eucarióticos (fotoautotróficos) encontradas em todos os ambientes aquáticos. As algas marinhas podem ser encontradas nas zonas entre marés, e são fontes naturais de diversos compostos bioativos, como por exemplo, os carboidratos. Os polissacarídeos sulfatados são macromoléculas complexas que têm atraído diversos estudos na área farmacêutica. Assim, este trabalho objetivou isolar os polissacarídeos sulfatados da macroalga marinha Gracilaria cuneata e avaliar seus efeitos sobre a coagulação sanguínea e sistema antioxidante. Exemplares da macroalga foram coletados na Praia da Taíba, São Gonçalo do Amarante (CE). As macroalgas foram lavadas, secas e maceradas até a obtenção do pó. O pó (5 g) foi submetido à digestão com papaína (6 h; 60°C), em tampão acetato de sódio (100mM, pH 5) contendo cisteína (5 mM) e EDTA (5 mM) para a obtenção do polissacarídeo sulfatado da Gracilaria cuneata (PSGc). A análise antioxidante consistiu em três ensaios in vitro: sequestro do radical 2,2-difenil-1-picril-hidrazilo-hidrato (DPPH); quelação do íon ferroso (QIF); e capacidade antioxidante total (CAT), utilizando como referências hidroxitoluenobutilado (HTB), EDTA e ácido ascórbico, respectivamente. O PSGc apresentou conteúdo de carboidratos de 87,37 % e foram detectados apenas traços de contaminantes proteicos. Além disso, a microanálise através da Microscopia Eletrônica de Varredura (MEV) revelou níveis de carbono (46,4%), oxigênio (46,0%) e enxofre (2,9%). Na resposta antioxidante in vitro, o PSGc apresentou efeitos promissores no teste de DPPH (27,5%; 4 mg/mL), teste de QIF (73,85% ;1 mg/mL) e teste de CAT (56,42%; 4 mg/mL). Diante dos resultados, o PSGc surge como alternativa em relação aos antioxidantes sintéticos, necessitando de mais estudos para investigar o potencial desses polímeros e seus mecanismos de ação sobre o sistema antioxidante. Os autores são gratos aos seguintes órgãos: À Universidade Federal do Ceará e ao Conselho Nacional de Pesquisa (CNPq).Downloads
Download data is not yet available.
Downloads
Published
2021-01-01
How to Cite
Gabriel de Sousa Candido, J., Diêgo da Silva Chagas, F., Paula Cavalcante Cézar, A., Lúcia Ponte Freitas, A., & Lucia Ponte Freitas, A. (2021). POLISSACARÍDEO SULFATADO DA ALGA MARINHA GRACILARIA CUNEATA E OS SEUS EFEITOS ANTIOXIDANTE E ANTICOAGULANTE. Encontros Universitários Da UFC, 6(2), 1612. Retrieved from https://periodicos.ufc.br/eu/article/view/74735
Issue
Section
XL Encontro de Iniciação Científica
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.