RELEVÂNCIA DO EMPREGO DA ROBÓTICA EDUCACIONAL PARA FORTALECER A MOTIVAÇÃO ESCOLAR E O APRENDIZADO DISCENTE

Authors

  • MariÁ Cirilo da Silva
  • Wagner Bandeira Andriola

Abstract

Este trabalho fundamenta-se nos resultados de pesquisa comparativa dos impactos da Robótica Educacional sobre o desenvolvimento do aprendizado de 161 alunos do Ensino Fundamental II de duas instituições de ensino (pública e particular). Objetivou-se aproximar as tecnologias ao ambiente escolar, em vista de reinventar e de expandir o sistema de ensino, por meio da proposta de projetos de trabalho a serem desenvolvidos entre as turmas do 6º ao 9º ano juntamente com os professores, a fim de gerar maior interesse do alunado na área da Robótica Educacional. Nesse contexto, Moran (2018) afirma que um aluno não conectado e sem domínio digital perde importantes chances de se informar, de acessar materiais muito ricos disponíveis na internet. Almeida e Valente (2012) reiteram que as tecnologias de informação e comunicação superam a prescrição de conteúdos apresentados em livros, portais e outros materiais, pois permite estabelecer ligações com os diferentes espaços do saber e acontecimentos do cotidiano. Assim sendo, realizou-se estudo ex post-facto para observar-se o nível de familiaridade dos alunos com a Robótica Educacional, cujo instrumental foi aplicado durante os meses de fevereiro e março de 2020, período anterior à pandemia do Covid-19. Os resultados obtidos expressaram diferença estatisticamente significativa entre os alunos da rede privada e da rede pública quanto ao conhecimento sobre a Robótica Educacional, bem como sobre a expectativa em relação à montagem de equipamentos eletrônicos e à confecção de autômatos. Contudo, constatou-se familiaridade mínima com essa área, levando assim a reflexões indispensáveis sobre a importância de associar a Robótica à Educação, com base na evolução do aprendizado dos alunos e suas expectativas de empregá-la profissionalmente.

Downloads

Download data is not yet available.

Published

2021-01-01

How to Cite

Cirilo da Silva, M., & Bandeira Andriola, W. (2021). RELEVÂNCIA DO EMPREGO DA ROBÓTICA EDUCACIONAL PARA FORTALECER A MOTIVAÇÃO ESCOLAR E O APRENDIZADO DISCENTE. Encontros Universitários Da UFC, 6(2), 1698. Retrieved from https://periodicos.ufc.br/eu/article/view/74821

Issue

Section

XL Encontro de Iniciação Científica