RESULTADOS DAS MÉTRICAS PVI E VARCO NO DESENVOLVIMENTO DO RITMO DO INGLÊS-L2 NA PRODUÇÃO ORAL DE ALUNOS UNIVERSITÁRIOS BRASILEIROS DE LETRAS-INGLÊS
Abstract
O objetivo deste estudo é descrever o desenvolvimento do ritmo do inglês-L2 por estudantes brasileiros de Letras-Inglês por meio de duas métricas rítmicas, a saber, o coeficiente de variação da duração das consoantes e das vogais (VARCO-C e VARCO-V), e o índice de variabilidade pareada (PVI – pairwise variability index) da duração dos intervalos consonantais e vocálicos. Foram analisadas gravações de cinco aprendizes realizadas em dois momentos distintos. Foram analisadas também gravações de português-L1 e inglês-L1 para fins de comparação. Este estudo adotou uma perspectiva dinâmica de desenvolvimento de L2 (DE BOT; LOWIE; VESPOOR, 2007; DE BOT, 2008; LARSEN-FREEMAN, 1997; LARSEN-FREEMAN; CAMERON, 2008; LOWIE; VERSPOOR, 2015) e uma abordagem multidimensional e gradiente para o ritmo da fala (ARVANITI, 2009; CUMMING, 2010; FUCHS, 2016; LOUKINA et. al., 2011; SILVA JR. & BARBOSA, 2019). Para tanto, partimos da seguinte problemática: (i) Como as métricas VARCO e PVI posicionam o inglês-L1 norte-americano, o inglês-L2 de brasileiros, e o português-L1?; (ii) Qual é o efeito do ensino explícito de pronúncia no desenvolvimento do ritmo do inglês-L2 dos aprendizes?; e (iii) Qual é a influência do ritmo do PB-L1 no desenvolvimento do inglês-L2 dos aprendizes? Os resultados posicionaram o PB, o inglês-L1 e o inglês-L2 dos aprendizes em diferentes etapas de desenvolvimento como ritmicamente diferentes em ambas métricas e sugerem um percurso de desenvolvimento a partir de padrões dissimilares tanto em relação à L1 quanto à L2, que pode beneficiar-se do ensino explícito de pronúncia.Downloads
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Published
2021-01-01
How to Cite
Maia Alexandre, D., Montenegro Apolinário, C. de L., Fernandes Nobre, G., Antonio Silva Teixeira, L., & Mangueira Lima Junior, R. (2021). RESULTADOS DAS MÉTRICAS PVI E VARCO NO DESENVOLVIMENTO DO RITMO DO INGLÊS-L2 NA PRODUÇÃO ORAL DE ALUNOS UNIVERSITÁRIOS BRASILEIROS DE LETRAS-INGLÊS. Encontros Universitários Da UFC, 6(2), 1715. Retrieved from https://periodicos.ufc.br/eu/article/view/74838
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XL Encontro de Iniciação Científica
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