SEDIMENTOLOGIA E EVOLUÇÃO DA PLANÍCIE DE MARÉ DA REGIÃO DE ICAPUÍ – CE, NO QUATERNÁRIO
Abstract
Localizada no extremo leste do Ceará, NE do Brasil, a planície litorânea de Icapuí possui 7 Km² e está situada entre as praias de Barreiras (CE) e Areia Branca (RN) e é caracterizada pelos vários cordões litorâneos paralelos, baixa energia, esporões arenosos, falésias, canais de maré e outras unidades geomorfológicas costeiras. O objetivo geral deste estudo é analisar a variabilidade morfo-sedimentar da planície de maré de Icapuí. A metodologia geral é formada por quatro grandes etapas interligadas (gabinete, campo, análises e integração). A primeira etapa compreende o levantamento bibliográfico e a aquisição e o processamento de imagens orbitais. A segunda compreende a coleta de sedimentos e a aerofotogrametria. A terceira compreende as análises laboratoriais e a produção de PDI’s de sensoriamento remoto. A última compreende a confecção dos produtos. O trabalho obteve como resultado quatro produtos de processamento de imagem de satélite. O primeiro é a composição colorida RGB das bandas Red-Green-Blue do visível, que permitiu identificar feições continentais e marinhas. O segundo é a razão das bandas do tipo MNDWI, que acentuou as porções úmidas e secas, o que possibilitou identificar e delimitar a planície de maré. O terceiro é uma composição RGB e das bandas R1G4B7 e R2G5B7, que permitiu visualizar e delimitar o comportamento dos canais de maré primário e secundários. O último é uma composição RGB falsa cor das bandas NIR-Red-Green, que realçou o banco de algas em vermelho e permitiu discriminar e delimitar sua variação ao longo de 1990 a 2020. Foram gerados também um ortofotomosaico e um MDE. Além da execução das análises sedimentológicas, foram criados três perfis principais que foram descritos segundo as correlações espaciais entre os furos. Finalmente, a união das diversas metodologias deste trabalho permitiu a compreensão das dinâmicas atuantes na formação e modificação da planície de maré de Icapuí, que serviu como proposta de evolução dessa planície.Downloads
Download data is not yet available.
Downloads
Published
2021-01-01
How to Cite
Leonardo Soares Facundo, F., Edson Mendes Medeiros, M., & Satander Sa Freire, G. (2021). SEDIMENTOLOGIA E EVOLUÇÃO DA PLANÍCIE DE MARÉ DA REGIÃO DE ICAPUÍ – CE, NO QUATERNÁRIO. Encontros Universitários Da UFC, 6(2), 1736. Retrieved from https://periodicos.ufc.br/eu/article/view/74859
Issue
Section
XL Encontro de Iniciação Científica
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.