SEQUÊNCIA DE MAYER-VIETORIS PARA CÁLCULO DE GRUPOS DE HOMOLOGIA SIMPLICIAL
Abstract
A Topologia Algébrica trata-se do estudo de espaços topológicos quando associados com certas estruturas algébricas, em particular, a teoria de homologia simplicial associa a cada poliedro (ou espaço topológico homeomorfo a um poliedro) uma série de grupos abelianos (estruturas algébricas), chamados grupos de homologia do poliedro. Mais precisamente, os espaços topológicos ditos trianguláveis são todos homeomorfos a poliedros, logo, podemos dizer que o cálculo de grupos de homologia simplicial pode ser feito em espaços topológicos trianguláveis . Essa associação de grupos a espaços topológicos tem a importante propriedade de que espaços homeomorfos tem grupos de homologia isomorfos, essa informação além de mostrar que se dois espaços tem grupos de homologia diferentes implica que estes não podem ser homeomorfos, também diz que o cálculo dos grupos de homologica de um espaço topológico triangulável independe da triangulação escolhida, visto que duas triangulações distintas são homeomorfas ao espaço em questão, que, por transitividade do homeomorfismo, torna as duas triangulações homeomorfas entre si. Neste trabalho, provamos um resultado sobre sequências exatas curtas gerarem uma sequência exata longa, e assim conseguimos definir a sequência de Mayer-Vietoris, que é uma ferramenta prática e importante utilizada para calcular grupos de homologia simplicial de um espaço topológico triangulável.Downloads
Download data is not yet available.
Downloads
Published
2021-01-01
How to Cite
Prado, V. de O., Sabrina Gomes Viana, K., & Cesar Gurgel Fernandes, A. (2021). SEQUÊNCIA DE MAYER-VIETORIS PARA CÁLCULO DE GRUPOS DE HOMOLOGIA SIMPLICIAL. Encontros Universitários Da UFC, 6(2), 1740. Retrieved from https://periodicos.ufc.br/eu/article/view/74863
Issue
Section
XL Encontro de Iniciação Científica
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.