SILÍCIO NA MORFOFISIOLOGIA DE GIRASSOL BIOENERGÉTICO
Abstract
O silício (Si) é considerado um elemento benéfico, principalmente em culturas com potencial para biodiesel residual, podendo proporcionar aumento da matéria seca em oleaginosas. Este trabalho teve por objetivo mesurar o potencial de concentrações de Si no desenvolvimento fisiológico e seu acúmulo em plantas de girassol cv. Multissol. Mudas de 15 cm de altura, foram transplantadas para vasos contendo 5 kg de substrato. Os tratamentos (0; 6; 12 e 18 g kg-1) de terra diatomácea (Kyeselguhr®, SiO2 – 90%) foram aplicadas ao redor do caule (drench), a cada 10 dias, em três aplicações. Após 60 dias foram avaliadas as características fitotécnicas, atividade fotossintética e concentração de Si. O n° de folhas, área foliar, peso fresco/seco da folha, peso seco da raiz e peso fresco da inflorescência não diferiram entre os tratamentos. Já para o diâmetro do caule, comprimento da parte aérea e peso seco da inflorescência, os tratamentos 6 e 12 g kg-1 foram superiores estatisticamente. No peso fresco do caule os tratamentos 0,0; 6,0 e 12 g kg-1 diferiram de 18 g kg-1, já para peso fresco/seco da raiz a concentração de 6 g kg-1 foi superior as demais. A taxa fotossintética das plantas foi superior numericamente em 6 g kg-1, diferindo apenas de 18 g kg-1. Já a taxa transpiratória, condutância estomática, carbono interno e interação carbono interno/atmosférico não observou-se diferença entre os tratamentos. As concentrações de Si na folha apresentaram os maiores valores em 6 e 12 g kg-1, já no caule e inflorescência a concentração de Si teve aumento linear até 18 g kg-1. Na raiz observou-se aumento até a concentração 6 g kg-1 seguindo de decréscimo e atingindo o ponto máximo em 6,15 g kg-1. O tratamento com 6 g kg-1 de Si proporcionou melhor desenvolvimento morfofisiológico das plantas de girassol. Concluí-se que as plantas de girassol 'Multissol' são acumuladoras de Si em suas diferentes partes.Downloads
Download data is not yet available.
Downloads
Published
2021-01-01
How to Cite
Guilherme Bastos Ferreira, D., Brito Mendes, I. de P., Gomes Dias, G. de M., Almeida Guimarães, M., & Guimaraes, M. de A. (2021). SILÍCIO NA MORFOFISIOLOGIA DE GIRASSOL BIOENERGÉTICO. Encontros Universitários Da UFC, 6(2), 1742. Retrieved from https://periodicos.ufc.br/eu/article/view/74865
Issue
Section
XL Encontro de Iniciação Científica
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.