SIMULAÇÃO COMPUTACIONA DE COLÓIDES DIPOLARES DE FORMATOS REGULARES VIA DINÂMICA MOLECULAR
Abstract
A síntese de colóides com geometria específica é um desafio tecnológico de grande interesse científico, industrial e tecnológico, visando a obtenção de materiais funcionais em escala reduzida. Além da geometria de forma variada, é possível sintetizar partículas coloidais cuja superfície pode ser alterada, gerando uma interação resultante entre elas "controlada". Como consequência, vislumbra-se a possibilidade de gerar estruturas auto-organizadas com características controladas, de modo a serem utilizadas em aplicações específicas. Dessa forma, motivados por recentes avanços na sintetização de colóides com geometria específica, estuda-se através de simulação computacional de dinâmica molecular o comportamento coletivo e a auto-organização estrutural de um sistema bi-dimensional de colóides dipolares de geometria regulares (partículas em forma de triângulos, quadrados e pentágonos), onde um dos lados é modificado pela presença de um dipolo elétrico. Analisamos as estruturas auto-organizadas em função da densidade do sistema, campo elétrico externo aplicado e temperatura. Detalhes da estruturais obtidas são reveladas através função de distribuição radial, função de distribuição angular e número médio de coordenação. Aglomerados massivos e lineares são as estruturas mais comuns. Observa-se ainda cadeias fechadas e aglomerados espessos, de acordo com a intensidade do dipolo e campo externo.Downloads
Download data is not yet available.
Downloads
Published
2021-01-01
How to Cite
Guilherme Matos de Holanda, P., Cordeiro, I. de C., Luiz Bezerra de Araújo, J., & Paiva Ferreira, W. (2021). SIMULAÇÃO COMPUTACIONA DE COLÓIDES DIPOLARES DE FORMATOS REGULARES VIA DINÂMICA MOLECULAR. Encontros Universitários Da UFC, 6(2), 1744. Retrieved from https://periodicos.ufc.br/eu/article/view/74867
Issue
Section
XL Encontro de Iniciação Científica
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.