SIMULAÇÃO COMPUTACIONAL DE OTIMIZAÇÃO DA PRODUÇÃO DE MALEATO A PARTIR DO ÓLEO DE MAMONA
Abstract
O maleato de óleo de mamona é utilizado nas mais diversas aplicações, dentre elas: a produção de tintas solúveis em água, cosméticos e até mesmo como monômero para a fabricação de polímeros. O maleato é produzido a partir de uma reação de substituição, na qual o anidrido maleico substitui o grupo hidroxila do óleo de mamona. O produto reacional pode ser obtido a partir de duas rotas: reação direta autocatalisada pela temperatura (1) e outra catalisada com radical livre (2). Esta última utiliza o peróxido de benzoílo (BPO) como catalisador a fim de aumentar a conversão reacional, produzindo além do maleato monosubstituído, o disubstituído e trisubstituído. O projeto baseia-se em um modelo cinético pré-estabelecido, em que há disponíveis as constantes cinéticas e expressões das velocidades de formação/consumo dos reagentes, produtos e catalisadores do sistema, a partir das quais são modeladas as condições reacionais (temperatura, concentração de BPO, concentração dos reagentes, entre outras) mais adequadas ao sistema a fim de otimizá-lo, com o fim de garantir uma maior conversão possível de óleo de mamona em maleato. O diferencial do projeto é que ele não é feito propriamente em bancada laboratorial, mas pega dados já adquiridos previamente desse modo e aplica-os em um código em linguagem Python, modelando o sistema reacional de modo digital. As vantagens que esse tipo de experimento são a redução de custos e também de desperdícios de bancada.Downloads
Download data is not yet available.
Downloads
Published
2021-01-01
How to Cite
Monteiro Lopes, L., & Andre Narciso Fernandes, F. (2021). SIMULAÇÃO COMPUTACIONAL DE OTIMIZAÇÃO DA PRODUÇÃO DE MALEATO A PARTIR DO ÓLEO DE MAMONA. Encontros Universitários Da UFC, 6(2), 1746. Retrieved from https://periodicos.ufc.br/eu/article/view/74869
Issue
Section
XL Encontro de Iniciação Científica
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.