SITUAÇÃO EPIDEMIOLÓGICA DOS ACIDENTES ENVOLVENDO ANIMAIS PEÇONHENTOS NO CEARÁ
Abstract
Introdução: A Organização Mundial de Saúde classifica os acidentes envolvendo animais peçonhentos como doenças tropicais negligenciadas, estimando que 94 mil mortes decorram dos 1.841 milhões de envenenamentos registrados anualmente no mundo. Objetivo: Analisar os dados epidemiológicos sobre acidentes envolvendo animais peçonhentos no Ceará. Metodologia: Estudo transversal descritivo a partir de dados extraídos do boletim epidemiológico de 27 de novembro de 2020 sobre animais peçonhentos, da Secretaria da Saúde do Estado do Ceará. Resultados: De 2009 a 2019 o Ceará notificou 54.867 acidentes com animais peçonhentos, dos quais 4.340 (8%) envolviam abelhas. Abrangendo 73% dos municípios do estado, os acidentes com abelhas vêm aumentando com o transcorrer do tempo, com um crescimento aproximado de 727% do ano de 2009 para 2019. Quanto à vigilância dos acidentes com aranhas, o aumento do número de casos é menos expressivo no período analisado, de 56 registros em 2009 para 345 em 2019, fazendo com que sejam parcialmente desprezados. Responsável por 15,8% dos acidentes, o gênero Locoxceles sp (aranha-marrom) se configura como o mais agressor dentre os ataques de aranhas. Acidentes com escorpiões apresentam um aumento em torno de 980% no período analisado (de 719 para 7.763 notificações), representando um total de 38.047 casos (69,3%) dos 54.867 acidentes com animais peçonhentos registrados. De 2014 a 2017 as notificações quanto a serpentes aumentaram 122%, apresentando pequena queda em 2018 e atingindo 1336 casos em 2019. Conclusão: As notificações de acidentes com animais peçonhentos cresceram substancialmente no período de 2009 a 2019. O destaque foi para casos envolvendo escorpiões, seguido por serpentes, abelhas e aranhas, enfatizando, assim, a importância do aperfeiçoamento dos sistemas de vigilância epidemiológicos e entomológicos para acompanhamento dos acidentes além da apropriada intervenção no âmbito da educação em saúde.Downloads
Download data is not yet available.
Downloads
Published
2021-01-01
How to Cite
Alves Marreiro, S., Sarah Laurindo Pinto, A., Eduardo Arruda Lima, C., Moisés Ferreira de Sousa, F., Oliveira, M. de S., & Pinto Giesta, R. (2021). SITUAÇÃO EPIDEMIOLÓGICA DOS ACIDENTES ENVOLVENDO ANIMAIS PEÇONHENTOS NO CEARÁ. Encontros Universitários Da UFC, 6(2), 1748. Retrieved from https://periodicos.ufc.br/eu/article/view/74871
Issue
Section
XL Encontro de Iniciação Científica
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.