TAXA DE DISSOLUÇÃO DO HIDRÓXIDO DE CÁLCIO EM ÁGUAS SALINAS E SUA RELEVÂNCIA PARA O MANEJO DA ALCALINIDADE DA ÁGUA NA CARCINICULTURA MARINHA.

Authors

  • Arthur Borges Torres
  • Francisco Roberto dos Santos Lima
  • Davi de Holanda Cavalcante
  • Marcelo Vinícius do Carmo e Sá
  • Marcelo Vinicius do Carmo E Sa

Abstract

O trabalho teve por objetivo determinar as taxas de dissolução da cal hidratada, Ca(OH)2 em água doce, oligohalina, mesohalina e euhalina, discutindo seu significado para a calagem de tanques de carcinicultura. Volumes apropriados de água do mar e água destilada foram misturados para preparar águas oligohalinas (salinidade = 1 – 4 g L-1) e mesohalinas (salinidade = 4 = 15 g L-1). Um grama de carbonato de cálcio, CaCO3, p.a. e um grama de hidróxido de cálcio, Ca(OH)2, p.a. foram aplicados em galões plásticos de 10 L (n = 4), preenchidos com um dos tipos de água: água do mar (salinidade = 39,9 g L-1), mesohalina (salinidade = 10,7 g L-1), oligohalina (salinidade = 4,2 g L-1) e doce (água destilada; salinidade = 0,0 g L-1). Ao longo de oito semana, realizou-se o monitoramento sistemático da temperatura, condutividade elétrica, pH, alcalinidade total, dureza total, dureza cálcica e concentrações de sólidos dissolvidos totais e cálcio. Ao final, a alcalinidade total da água foi maior nos galões que receberam Ca(OH)2, mas apenas naqueles preenchidos com as águas oligohalinas e mesohalinas. Concluiu-se que a cal hidratada, Ca(OH)2 é uma melhor opção para calagem que o calcário agrícola, CaCO3, para uso em águas moderadamente salinas, duras ou tamponadas, que apresentem índice de saturação de Langelier (ISL) entre -4,5 e -0,7. Em águas de baixa salinidade, moles ou fracamente tamponadas (ISL < -4,5), o calcário e a cal elevam a alcalinidade de modo similar. Finalmente, nem o calcário nem a cal deveriam ser aplicados em águas de alta salinidade, dureza e poder-tampão (ISL > -0,7) porque poderá ocorrer diminuição na alcalinidade total, nesses casos.

Downloads

Download data is not yet available.

Published

2021-01-01

How to Cite

Borges Torres, A., Roberto dos Santos Lima, F., Cavalcante, D. de H., Vinícius do Carmo e Sá, M., & Vinicius do Carmo E Sa, M. (2021). TAXA DE DISSOLUÇÃO DO HIDRÓXIDO DE CÁLCIO EM ÁGUAS SALINAS E SUA RELEVÂNCIA PARA O MANEJO DA ALCALINIDADE DA ÁGUA NA CARCINICULTURA MARINHA. Encontros Universitários Da UFC, 6(2), 1770. Retrieved from https://periodicos.ufc.br/eu/article/view/74893

Issue

Section

XL Encontro de Iniciação Científica