TRAJETÓRIA DE VIDA DE PESSOA COM DEFICIÊNCIA E SOCIEDADE PESTALOZZI DO CEARÁ: PERCURSO FORMATIVO E PRÁXIS LIBERTADORA
Resumo
O presente trabalho versa sobre a análise da trajetória de vida de uma pessoa com deficiência, moradora da cidade de Fortaleza/CE, que passou por um processo formativo na Sociedade Pestalozzi do Ceará, lócus desta pesquisa, entre as décadas de 1980 e 1990. Metodologicamente, configura-se como estudo de caso, por permitir analisar fenômenos sociais de cunho individual ou coletivo, dentro de uma ótica de análise mais centrada no lócus da investigação, a partir da experiência de seus indivíduos centrais. Como ferramenta metodológica, fez-se entrevistas narrativas com o sujeito desta pesquisa e, também, com a sua figura materna, pois a mesma o acompanhou em todo o processo formativo, mantendo de forma lúcida as experiências vivenciadas na instituição. Além das entrevistas, também foi usado o diário de itinerância, abordagem que trouxe registros técnicos e, além disso, trabalhou a dimensão do sentir do pesquisador imerso no ambiente da investigação. Contudo, constatou-se que, ao expor seu contexto histórico, transpassando com as nuances destacadas por Antônio e Edimar, a SPCE mantinha, pelo menos no que concerne às décadas de 1980 e 1990, perspectivas pedagógicas alusivas à Sociedade Pestalozzi como instituição nacional. Em relação a Antônio, Edimar e a SPCE, no instante em que o afeto foi experienciado na sua prática viva, acabou-se por criar vínculos emocionais, que foram importantes para o decorrer do seu próprio processo formativo pedagógico.Downloads
Não há dados estatísticos.
Publicado
2021-01-01
Como Citar
Santiago, N. de A., & Charalo Rafante, H. (2021). TRAJETÓRIA DE VIDA DE PESSOA COM DEFICIÊNCIA E SOCIEDADE PESTALOZZI DO CEARÁ: PERCURSO FORMATIVO E PRÁXIS LIBERTADORA. Encontros Universitários Da UFC, 6(2), 1786. Recuperado de https://periodicos.ufc.br/eu/article/view/74909
Edição
Seção
XL Encontro de Iniciação Científica
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.