TRANSFORMAÇÃO QUÍMICA E ENZIMÁTICA DE PRODUTOS NATURAIS COMO ESTRATÉGIA DE PRODUÇÃO DE NOVOS COMPOSTOS BIOATIVOS.
Abstract
Desde tempos imemoriais os produtos naturais são utilizados pela humanidade. A busca por alívio e cura de doenças pela ingestão de ervas e folhas talvez tenha sido uma das primeiras formas de utilização dos produtos naturais. Os metabólitos secundários de plantas exibem uma grande variedade de estruturas químicas e atividades biológicas, sendo utilizados para o desenvolvimento de novos fármacos. De forma a aumentar o sucesso deste processo, a obtenção de derivados semissintéticos é uma estratégia usada para torná-los agentes clínicos eficazes, diminuindo sua toxicidade e/ou potencializando sua ação e possibilitando estudos da relação estrutura/atividade. Em nosso trabalho com o extrato hexano das raízes de Casimirella ampla foram isolados o triterpeno lupeol e o esteróide beta-sitosterol. Realizou-se duas transformações químicas sequenciais no lupeol. Na primeira etapa o lupeol foi a oxidação com reagente de Jones para obtenção da lupenona com 78,67% de rendimento isolado. Na segunda etapa, a lupenona foi transformada em uma oxima com rendimento de 96,59%. A continuidade do projeto foi interrompido por causa da pandemia, tais como, quaisquer outros projetos dentro da Universidade Federal do Ceará. Então, o projeto, teve sua continuidade a partir somente de bibliografias e estudos remotos. O projeto continuará em 2021/2022 de forma segura para o retorno ao laboratório, conforme protocolo empregado também aos alunos de pós-graduação.Downloads
Download data is not yet available.
Downloads
Published
2021-01-01
Issue
Section
XL Encontro de Iniciação Científica
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.