UMA ABORDAGEM SISTEMÁTICA PARA DEFINIR SEMÂNTICAS PARA PROGRAMAS EM LÓGICA COM PRIORIDADES
Resumen
Em muitas aplicações de Inteligência Artificial, é preciso lidar tanto com informação incerta, vaga, imprecisa e contraditória quanto com informação certa, precisa e confiável. Nesse cenário, conflitos podem surgir e urge desenvolver mecanismos para resolvê-los. A adoção de critérios para estabelecer preferência entre essa informação conflitante tem sido um método efetivo de lidar com isso. O objetivo deste trabalho é propor um framework de programas em lógica com prioridades (PLP) para representar a informação sobre prioridades explicitamente num programa. Diferentemente de outras abordagens, a relação de preferência não foi restrita somente a literais, mas a conjuntos de literais. Obteve-se os seguintes resultados: a) pode-se expressar em PLPs formas sofisticadas de preferências sem mudar os programas ou introduzir novos símbolos para obter artificialmente as preferências pretendidas. b) inspirado por vários desenvolvimentos na literatura sobre preferência, este trabalho apresenta um tratamento abrangente e sistemático para lidar com preferências em programação em lógica. c) introduziu-se 32 critérios (semânticas) diferentes para estabelecer preferências entre modelos parciais estáveis (uma semântica fundamental para entender programação em lógica) assim como aquelas semânticas cuja definição depende de modelos parciais estáveis. d) demonstrou-se algumas propriedades desse framework; em particular, que essas semânticas para PLPs generalizam sua contraparte para programas em lógica sem preferências. Como metodologia, realizou-se uma investigação envolvendo diferentes abordagens sobre preferências em programação em lógica antes de propor esse framework abrangente e sistemático. Conclui-se destacando que este trabalho ao ampliar a expressividade da programação em lógica contribui com esforços na área visando a automação de sofisticadas formas de representação do conhecimento e raciocínio. Agradecimentos à UFC pela oportunidade de Iniciação Científica.Descargas
Los datos de descargas todavía no están disponibles.
Descargas
Publicado
2021-01-01
Cómo citar
Ernesto Brasil Silva, M., Silva Cordeiro, R. de C., Sales Fernandes, G., Matheus Sousa da Silva, E., & Fernando Lima Alcantara, J. (2021). UMA ABORDAGEM SISTEMÁTICA PARA DEFINIR SEMÂNTICAS PARA PROGRAMAS EM LÓGICA COM PRIORIDADES. Encontros Universitários Da UFC, 6(2), 1810. Recuperado a partir de https://periodicos.ufc.br/eu/article/view/74933
Número
Sección
XL Encontro de Iniciação Científica
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.