UTILIZAÇÃO DO MENDELEY DESKTOP EM UMA REVISÃO INTEGRATIVA: RELATO DE EXPERIÊNCIA
Abstract
Introdução: Várias são as ferramentas tecnológicas que auxiliam o pesquisador na condução de estudos no âmbito acadêmico. O Mendeley é um software acadêmico que possibilita gestão e citação de referências, além de ser rede de investigação de gestão de artigos. Objetivo: Descrever, do ponto de vista da formação na iniciação em pesquisa-IC, a experiência da utilização do Mendeley durante a triagem de artigos para elaborar uma revisão integrativa. Metodologia: Estudo descritivo, do tipo relato de experiência, partindo da vivência adquirida durante a utilização do Mendeley na construção de um artigo. Resultados: Durante o processo de triagem para revisão integrativa de literatura da bolsa PIBIC, os bolsistas utilizaram o Mendeley como gerenciador bibliográfico. Em virtude da carência de conhecimento, necessitaram aprender sobre esta nova ferramenta, pesquisando e capacitando-se para utilizá-la de forma adequada, a fim desenvolverem a contento a pesquisa principal. O tempo concedido para aprender a utilizar a ferramenta foi de um mês, seguindo-se imediatamente o uso do software na prática. Para se apropriar do domínio operacional do software foram utilizados artigos, vídeos e uma palestra com bibliotecária treinada, com o propósito de explicar as funções disponíveis dentro do gerenciador bibliográfico, como a exclusão de duplicatas. Esta foi uma função bastante utilizada, uma vez que para o desenvolvimento da revisão integrativa de literatura é necessário realizar a triagem dos artigos. Conclusão: Considera-se que a oportunidade desta experiência foi de grande valia para os bolsistas de IC, uma vez que possibilitou capacitá-los em uma ferramenta que irá auxiliar o pesquisador no seu trabalho acadêmico, além disso, a equipe da pesquisa se mostrou satisfeita com o resultado e empolgados em utilizar novamente o software, pois o conhecimento poderá ser usado em outros estudos. AGRADECIMENTOS: Ao CNPq pela concessão da Bolsa de PIBIC.Downloads
Download data is not yet available.
Downloads
Published
2021-01-01
How to Cite
Moises Ferreira de Sousa, F., Oliveira Dantas, I., Larisse Silva de Albuquerque, N., Chaves Cruz, R., & Leite de Araujo, T. (2021). UTILIZAÇÃO DO MENDELEY DESKTOP EM UMA REVISÃO INTEGRATIVA: RELATO DE EXPERIÊNCIA. Encontros Universitários Da UFC, 6(2), 1835. Retrieved from https://periodicos.ufc.br/eu/article/view/74958
Issue
Section
XL Encontro de Iniciação Científica
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.