A EDUCAÇÃO COMO IDEOLOGIA MEDIADA E MEDIADORA DA PRÁXIS SOCIAL
Abstract
Partimos da compreensão da educação como uma ideologia, categoria que serve para tornar a práxis humana consciente e com possibilidade de ação. Para Lukács, é o trabalho que torna o homem social requerendo para esse processo o conhecimento mínimo das condições existentes para por em prática aquilo que fora capturado idealmente em sua consciência. É nesse momento que relacionamos a ideologia com a educação, já que para a produção e reprodução das condições de existência do homem, bem como de sua sociabilidade, a consciência se apresenta como fundamental ao processo de captura da realidade para daí, o homem escolher dentre as alternativas aquela mais adequada ao contexto sócio-histórico. Frente ao exposto, esse estudo tem como objetivo relacionar a categoria da ideologia com a educação, evidenciando como a educação ao mediar e ser mediada pela práxis social dos homens tem a sua dimensão ideológica. Para tal alcance, utilizamos como referencial teórico principalmente o pensamento de Lukács. Para esse autor, é no ato do trabalho que o homem estabelece posicionamentos teleológicos primários, e secundários no campo da superestrutura, onde se insere a educação, local eminentemente ideológico que objetiva, por meio de seus pores, atingir a consciência dos homens para que estes tomem decisões e tornem as suas ações teleologicamente guiadas para um determinado fim. Assim, a educação se dá como mediação para produção e reprodução das condições vitais ao processo do trabalho, cuja ideologia deve cumprir a sua função social na produção e reprodução da vida social. Podemos concluir que o pôr teleológico secundário, essencialmente ideológico, proporciona não só a formação da consciência humana, mas também o desenvolvimento contínuo no campo da superestrutura, um campo imbricado ao trabalho, tendo a educação como ideologia mediada e mediadora da práxis social. Agradecemos a CAPES pelo suporte financeiro recebido na bolsa de doutorado em educação.Downloads
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Published
2021-01-01
How to Cite
ZÉlia Pinto da Silva, M., Maria Nobre Lopes, F., & Maria Nobre Lopes, F. (2021). A EDUCAÇÃO COMO IDEOLOGIA MEDIADA E MEDIADORA DA PRÁXIS SOCIAL. Encontros Universitários Da UFC, 6(3), 1896. Retrieved from https://periodicos.ufc.br/eu/article/view/75019
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XIV Encontro de Pesquisa e Pós-Graduação
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