A ESCOLA DO TRABALHO: FUNDAMENTOS DE UMA FORMAÇÃO POLITECNICA E OMNILATERAL
Abstract
O objetivo desta pesquisa é verificar os fundamentos da Escola do Trabalho no período da Revolução Russa de 1917, buscando os seus elementos que demonstram uma formação politécnica e omnilateral. Tomamos aqui o trabalho e a educação politécnica no seu aspecto positivo e formativo como ponto de partida para desenvolver a problemática enfrentada pelos educadores soviéticos, de como pensar uma escola que não estava mais a serviço do capitalismo, que tinha como finalidade, a formação do homem novo. Quanto ao delineamento metodológico, trata-se de estudo bibliográfico, e para compreender a temática em questão, utilizamos como aporte teórico os educadores socialistas que apoiaram-se no ideário de Marx e Engels, colocando em discussão uma educação para os trabalhadores numa perspectiva politécnica e omnilateral, abordando mais especificamente o pensamento de Makarenko (1985), a partir da sua obra Poemas pedagógicos; e o pensamento de Pistrak, a partir das suas obras Fundamentos da escola do trabalho, Ensaios da escola politécnica e A escola comuna. A Escola do Trabalho Socialista foi fundamentada no materialismo histórico, ancorado no trabalho coletivo para a produção da vida material, e no trabalho como princípio educativo, no seu aspecto positivo. Como resultado parcial pudemos compreender essa Escola parte do pressuposto de que a existência do homem se dá pelo trabalho enquanto gerador da vida social, ou seja, como criador do homem social, pois, ao transformar a natureza exterior, também o homem transforma-se a si mesmo como ser social e como produtor da existência material o que remete a uma formação integral. Em nossas conclusões constatamos que essa formação exclui qualquer interesse individualista e/ou egoísta. Por esse motivo, não comporta um sistema cuja base econômica é extraída da exploração do homem pelo homem. Agradecemos a FUNCAP pelo suporte financeiro recebido na bolsa de doutorado em educação.Downloads
Download data is not yet available.
Downloads
Published
2021-01-01
How to Cite
Paula Lima Azevedo, A., Nobre Lopes, S., Maria Nobre Lopes, F., & Maria Nobre Lopes, F. (2021). A ESCOLA DO TRABALHO: FUNDAMENTOS DE UMA FORMAÇÃO POLITECNICA E OMNILATERAL. Encontros Universitários Da UFC, 6(3), 1900. Retrieved from https://periodicos.ufc.br/eu/article/view/75023
Issue
Section
XIV Encontro de Pesquisa e Pós-Graduação
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.