A INTERDISCIPLINARIDADE NA ESCOLA- UMA PARCERIA ENTRE SOCIOLOGIA E REDAÇÃO
Abstract
Este trabalho tem como objetivo apresentar e analisar uma intervenção pedagógica que se volte para a relação entre a sociologia e redação, com foco nos textos propostos pelo Exame Nacional do Ensino Médio-ENEM, estabelecendo assim uma parceria interdisciplinar com a língua portuguesa, por meio de oficinas didáticas, que busquem aprimorar o conhecimento sociológico no processo argumentativo e escrito da produção textual. Reforça-se que essas aulas acontecem dentro do componente curricular oficina de redação, já proposto no currículo das escolas regulares do estado do Ceará. Essas oficinas já estão em andamento, iniciamos em uma escola profissional, e atualmente estamos executando-a na Escola de Ensino Médio Joaquim Magalhães, situada no município de Itapipoca-Ce. O principal motivo para a proposta deste estudo foi a verificação de algumas produções textuais de estudantes do 3° ano do ensino médio de uma instituição educacional cearense. Percebe-se que a escrita e a argumentação textual desse público ainda apresentam pouco embasamento teórico, com falhas em seu repertório sociocultural, configurando, assim, textos que apresentam uma linguagem do senso comum, reproduz trechos dos textos motivadores, sem interferência científica e sem respaldo de autores ou teorias, interferindo diretamente no desempenho desses estudantes, na sua nota na redação, no Enem e no seu processo de oralidade, escrita e conhecimento de mundo. Para o desenvolvimento, acompanhamento e avaliação, o projeto de intervenção utilizará a pesquisa-ação como principal metodologia, além de pesquisa bibliográfica, se enquadrando na pesquisa qualitativa na perspectiva de MINAYO (2001). A disciplina de sociologia no contexto escolar, contribui diretamente na formação da juventude, através da construção de um conhecimento construído criticamente, um processo de desnaturalização da realidade e um olhar científico, dessa forma percebe-se que essa matéria corrobora diretamente para o processo de leitura, escritaDownloads
Download data is not yet available.
Downloads
Published
2021-01-01
How to Cite
Luana Gomes Cunha, K., Cristina Rodrigues de Oliveira, I., & Jeronimo Correia Lima, A. (2021). A INTERDISCIPLINARIDADE NA ESCOLA- UMA PARCERIA ENTRE SOCIOLOGIA E REDAÇÃO. Encontros Universitários Da UFC, 6(3), 1915. Retrieved from https://periodicos.ufc.br/eu/article/view/75038
Issue
Section
XIV Encontro de Pesquisa e Pós-Graduação
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.