A METAPOESIA SARAMAGUIANA EM OS POEMAS POSSÍVEIS E PROVAVELMENTE ALEGRIA
Abstract
José Saramago, reconhecido na Literatura por seus romances, apresenta em sua bibliografia inicial uma fase poética composta por três produções: Os Poemas Possíveis (1966), Provavelmente alegria (1970) e O ano de 1993 (1975), este último no limite entre o verso e a prosa. O enunciador presente nessas obras possui um interesse recorrente em pensar a poesia, seja na busca por entender sua origem, seja por refletir nela a relação entre o divino e o humano. Ademais, a figura do poeta também é um aspecto pensado pelo enunciador que descreve como se dá o fazer poético, as angústias e os desafios que compõem o processo da escritura. A postura de pensar a poesia no próprio verso chamamos de metapoesia. O metapoema diz respeito ao “poema em que o autor reflete sobre o processo de criação poética ou do poema que ele próprio verseja” (HOUAISS, 2011, p.1334). A partir disso, faremos uso da Semiótica discursiva, teorizada por Algirdas J. Greimas, para identificar e analisar as figuras e os temas que constroem a metapoesia na lírica saramaguiana. Atentaremos, assim, para o nível discursivo, do Percurso Gerativo de Sentido, esquema metodológico que torna possível atingir um nível linguístico mais rico de interpretação. Para tanto, teremos como embasamento, especialmente, os estudos de Diana Luz Pessoa de Barros (1988), José Luiz Fiorin (2008) e Denis Bertrand (2003). A pesquisa revela como resultado preliminar uma característica relevante para os estudos saramaguianos, o fato de o enunciador fazer da linguagem um tema recorrente, tal interesse tem seu prelúdio na fase lírica saramaguiana e é atualizado em seus romances posteriormente. A elaboração desta pesquisa conta com o apoio do financiamento da agência de fomento à educação Capes.Downloads
Download data is not yet available.
Downloads
Published
2021-01-01
How to Cite
Diniz da Silva, F., & Leite de Oliveira Junior, J. (2021). A METAPOESIA SARAMAGUIANA EM OS POEMAS POSSÍVEIS E PROVAVELMENTE ALEGRIA. Encontros Universitários Da UFC, 6(3), 1917. Retrieved from https://periodicos.ufc.br/eu/article/view/75040
Issue
Section
XIV Encontro de Pesquisa e Pós-Graduação
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.