AS PAISAGENS DA GUINÉ-BISSAU SOB AS PERSPECTIVAS DA GEOGRAFIA
Abstract
Guiné-Bissau cobre uma superfície de 36.125 km² do vasto território da costa Ocidental da África. Faz fronteira com dois países francófonos: a República do Senegal, ao norte e a República da Guiné-Conakry, nas fronteiras leste e sul, caracteriza-se por uma nação recentemente independente da colonização portuguesa. A sua atual institucionalização como nação independente pode se caracterizar como um dos motivos pelos quais a construção de um olhar geográfico autóctone sobre o seu território esteja ainda se consolidando, embora se apresentem registros de estudos que datam do período colonial. O presente trabalho tem como objetivo dialogar sobre a evolução da abordagem geográfica sobre as paisagens da Guiné-Bissau e apresentar um panorama das especificidades físico natural e socioculturais do país. A metodologia utilizada nesse trabalho é de cunho descritivo e explicativo. Assim, busca descrever as características e aprofundar o conhecimento sobre a área de estudo, foi realizada uma revisão de literatura sobre paisagem da Guiné-Bissau na perspectiva de sua conservação e suas repercussões no desenvolvimento local. Essa etapa possibilitou visão ampla sobre paisagem natural e cultural. Os resultados obtidos e suas devidas representações cartográficas podem contribuir para um melhor conhecimento e possível gestão ambiental no país. A paisagem representa todos os componentes do espaço que os nossos sentidos conseguem perceber. Isto é, tudo aquilo que nossos olhos conseguem enxergar em um determinado local. Conclui-se que nas regiões/municípios da Guiné-Bissau há uma vegetação variada e com forte influência humana em determinados locais, a cobertura vegetal que se encontra nesta zona é constituída por plantações cultivadas pelo ser humano e áreas de pomar, cajueiros, palmeiras e cibes. Existem ainda áreas de mata dispersa e fechada/cerrada, sobretudo nas áreas mais próximas do litoral e junto à baia, encontram-se áreas de manguezais. Agradeço CAPES pela concessão da bolsa.Downloads
Download data is not yet available.
Downloads
Published
2021-01-01
How to Cite
Correia Junior, A., Henrique Sopchaki, C., & Vicente da Silva, E. (2021). AS PAISAGENS DA GUINÉ-BISSAU SOB AS PERSPECTIVAS DA GEOGRAFIA. Encontros Universitários Da UFC, 6(3), 1989. Retrieved from https://periodicos.ufc.br/eu/article/view/75112
Issue
Section
XIV Encontro de Pesquisa e Pós-Graduação
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.