EDUCAÇÃO MATEMÁTICA E SURDEZ: O QUE NOS DIZEM AS TESES E DISSERTAÇÕES DO PERÍODO DE 2015 A 2020

Authors

  • Querem- Hapuque Monteiro Alves Muniz
  • Jorge Carvalho Brandão
  • Gabriela de Aguiar Carvalho
  • Lara Ronise de Negreiros Pinto Scipião
  • Maria Jose Costa dos Santos

Abstract

A Educação Matemática é necessária em todos os contextos, assim como é fundamental, uma alfabetização matemática que promova a democracia, refletindo sobre os problemas reais vividos na escola. Diante disso, o objetivo do estudo foi realizar uma revisão sistemática de literatura buscando teses e dissertações no campo da educação matemática, nas universidades brasileiras, no intervalo temporal de 2015 a 2020, identificando a complexidade nas aulas de matemática para alunos surdos. Como metodologia, utilizou-se uma pesquisa qualitativa com análise de conteúdo, trazendo Bardin (2011), que orienta as etapas de trabalhos propostas em: organização de uma análise, a pré-análise, exploração do material e tratamento dos resultados. Pesquisou-se no Portal de periódicos da CAPES e na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações do IBICT. Encontrou-se 33 trabalhos, desses apenas 5 teses e 28 dissertações, onde o ano com mais publicações foi 2015, com 11 pesquisas. Outras informações importantes foram: 12 trabalhos são da região Sudeste, 6 do Nordeste, 5 do Centro Oeste, 5 da região Norte e 5 do Sul. Todas as teses encontradas foram da região sudeste. Como resultados, as pesquisas trouxeram uma diversidade de objetivos e metodologias no trabalho de sala de aula de matemática com alunos surdos e no resultado das análises emergiram as categorias de comunicação; importância do canal visual; ampliação do vocabulário da Língua Brasileira de Sinais; mediação e importância do papel do intérprete de Libras nas aulas de matemática. Percebeu-se que para um posterior estudo e análise, alguns temas servirão de parâmetro para o crescimento dessa área do conhecimento, dentre eles: análise da formação dos professores para o trabalho da matemática com esse público; o uso das novas tecnologias para o ensino de matemática para surdos, entre outros. Conclui-se que as futuras pesquisas relacionadas a estes temas poderão trazer benefícios tanto para alunos surdos como para ouvintes.

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Published

2021-01-01

How to Cite

Hapuque Monteiro Alves Muniz, Q.-., Carvalho Brandão, J., Carvalho, G. de A., Ronise de Negreiros Pinto Scipião, L., & Jose Costa dos Santos, M. (2021). EDUCAÇÃO MATEMÁTICA E SURDEZ: O QUE NOS DIZEM AS TESES E DISSERTAÇÕES DO PERÍODO DE 2015 A 2020. Encontros Universitários Da UFC, 6(3), 2105. Retrieved from https://periodicos.ufc.br/eu/article/view/75228

Issue

Section

XIV Encontro de Pesquisa e Pós-Graduação