ESTUDO TAXONÓMICO, PALEOECOLÓGICO E TAFONÔMICO DE UM EXEMPLAR DE UROPYGI (THELYPHONIDA) DA FORMAÇÃO CRATO, BACIA DO ARARIPE, CRETÁCEO INFERIOR.
Resumen
A Formação Crato do Grupo Santana constitui um dos sítios mais importantes do ponto de vista paleoinvertebrados e possui uma abundante coleção de espécimes, dentro dos quais os aracnídeos são poucos diversificados, porém, bem preservados. Pertencentes ao filo Chelicerata e a classe Aracnídeos, a ordem Uropygi, juntamente com as Ordens Schizomida, Amblypygi e Araneae formam o Clado Tretapulmonata. Os conhecidos como escorpiões-vinagre têm uma baixa diversidade podem ser encontrados em regiões tropicais e subtropicais da Ásia, América e África, mas o apresenta maior incidência de diversidade na Ásia. Fósseis do grupo Uropygi (Thelyphonidae) são muito raros, havendo apenas sete espécimes conhecidos, sendo seis no Paleozoico da Europa e dos Estados Unidos e apenas um do Mesozoico, localizados na Formação Crato. Os escorpiões-vinagre do Carbonífero são encontrados sob troncos, pedras ou em tocas e provavelmente teriam um modo de vida um tanto enigmático, semelhante às espécies vivas que habitam ambientes úmidos. Já o fóssil de Uropygi da Formação Crato é interessante, pois esta localidade foi interpretada como um sistema lacustre, rodeado por uma área árida. Este projeto de pesquisa tem como principal objetivo o desenvolvimento de uma análise de caráter taxonômico da Classe Uropygi da Formação Crato, Bacia do Araripe, Cretáceo Inferior. Com o desenvolvimento deste projeto tem-se a finalidade de obter novas informações sobre a paleoartropologia da Formação Crato, Grupo Santana, mais especificamente sobre a Ordem Uropygi (Thelyphonida). Assim espera-se obter uma visão integrada da taxonomia, aspectos tafonômicos e paleoecológicos, contribuindo para o melhor entendimento da história evolutiva dos Uropygi no eocretáceo.Descargas
Los datos de descargas todavía no están disponibles.
Descargas
Publicado
2021-01-01
Cómo citar
Alberto, G. de M., Mendes, M., & Mendes, M. (2021). ESTUDO TAXONÓMICO, PALEOECOLÓGICO E TAFONÔMICO DE UM EXEMPLAR DE UROPYGI (THELYPHONIDA) DA FORMAÇÃO CRATO, BACIA DO ARARIPE, CRETÁCEO INFERIOR. Encontros Universitários Da UFC, 6(3), 2133. Recuperado a partir de https://periodicos.ufc.br/eu/article/view/75256
Número
Sección
XIV Encontro de Pesquisa e Pós-Graduação
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.