FLAGRANTES DE VIDEOVIGILÂNCIA E SECURITIZAÇÃO TERRITORIAL: UMA ANÁLISE DO TELEJORNAL CETV 1 EDIÇÃO
Abstract
Os processos de videomonitoramento, enquanto um dos elementos que integram a cultura da vigilância (LYON, 2018), têm alcançado diversos contextos em nossa sociedade. O telejornalismo, na qualidade de instância produtora de informação, tem se apropriado dos flagrantes de acontecimentos gerados por câmeras de vigilância como forma de imprimir novas dinâmicas na publicização noticiosa. Nesse sentido, o objetivo deste trabalho é demonstrar, a partir de análise de conteúdo quantitativa (BARDIN, 2016; HERSCOVITZ, 2010), como se efetiva a apresentação dos eventos capturados por tais equipamentos de visibilidade nas matérias jornalísticas do CETV 1ª Edição. Assim, mapeamos 131 edições do telejornal cearense, entre os meses de agosto a dezembro de 2020, tendo como categoria de análise a disposição territorial dos acontecimentos. Como resultado do levantamento, contabilizamos 125 matérias produzidas a partir de imagens de videovigilância pelo CETV 1ª Edição. Verificamos que 97 (ou 77,6%) dos 125 eventos flagrados por câmeras de vigilância estão concentrados em Fortaleza e Região Metropolitana. Ao refinarmos os dados, percebemos que destes, 82 (65,6%) estão localizados especificamente na capital, com destaque para os bairros Centro (5), Meireles (5), Aldeota (4) e Conjunto Ceará (4). Consideramos que a incidência dos flagrantes, em relação a Fortaleza, pode ser uma consequência da geração de territórios securitizados (FIRMINO, 2018), caracterizados pela implementação de amplos aparatos tecnológicos (entre os quais estão as câmeras de vigilância) voltados ao monitoramento, identificação e controle dos acessos e ações no espaço urbano. Com a adoção maciça dos equipamentos de videomonitoramento, proporciona-se a constante captura de cenas cotidianas dotadas, muitas das vezes, de noticiabilidade (WOLF, 2008). A presente pesquisa se encontra em desenvolvimento no Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal do Ceará. Agradecemos à Capes pela bolsa concedida.Downloads
Download data is not yet available.
Downloads
Published
2021-01-01
How to Cite
Pinheiro Torres Neto, A., & Patricio de Almeida Filho, E. (2021). FLAGRANTES DE VIDEOVIGILÂNCIA E SECURITIZAÇÃO TERRITORIAL: UMA ANÁLISE DO TELEJORNAL CETV 1 EDIÇÃO. Encontros Universitários Da UFC, 6(3), 2148. Retrieved from https://periodicos.ufc.br/eu/article/view/75271
Issue
Section
XIV Encontro de Pesquisa e Pós-Graduação
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.