ROLÊ SOCIOLÓGICO: O QUE A CIDADE ENSINA?
Abstract
Esta pesquisa trata-se da aplicação e análise da Intervenção Pedagógica designada Rolê Sociológico, realizada nas disciplinas eletivas de Sociologia com os estudantes da EEMTI Capelão Frei Orlando, situada na cidade de Canindé, Ceará. Utilizando-se da pesquisa sociológica enquanto princípio educativo, esta Intervenção Pedagógica visa possibilitar uma reflexão sobre o que a cidade é capaz de ensinar a partir do entendimento de que nela há conflitos sociais, lugares de memória, manifestações culturais, políticas, religiosas, violência e segregação socioespacial. Portanto, o objetivo desta pesquisa é analisar como sequências didáticas baseadas nas temáticas da vida urbana podem contribuir para a construção de um modo sociológico de pensar, bem como perceber se a utilização da pesquisa como recurso pedagógico pode proporcionar uma reflexão crítica do cotidiano social, tendo a cidade como pano de fundo e os jovens estudantes enquanto sujeitos do seu próprio processo de ensino e aprendizagem. Fundamentada teoricamente nas contribuições da Sociologia Urbana e da Pedagogia Histórico Crítica, a Intervenção foi organizada a partir da proposta de ensino de Gasparin (2012) que é formada por cinco etapas: prática social inicial, problematização, instrumentalização, catarse e prática social final. As reflexões de bell hooks (2017) e Freire (2016) também norteiam a pesquisa na medida em que afirmam que o professor deve considerar a bagagem de mundo do educando e estabelecer uma “intimidade” entre os saberes curriculares e a experiência individual dos estudantes. Atualmente, estão sendo realizadas intervenções-teste para verificar os limites e as possibilidades da proposta. Como resultado prévio, foi percebido que a pesquisa e a reflexão sobre a cidade são encaradas pelos estudantes como produtivas para o aprendizado e desenvolvimento do modo sociológico de pensar.Downloads
Download data is not yet available.
Downloads
Published
2021-01-01
How to Cite
Marcia Gabrielle Alves Freitas, F., & Willams Ribeiro Lopes, F. (2021). ROLÊ SOCIOLÓGICO: O QUE A CIDADE ENSINA?. Encontros Universitários Da UFC, 6(3), 2356. Retrieved from https://periodicos.ufc.br/eu/article/view/75479
Issue
Section
XIV Encontro de Pesquisa e Pós-Graduação
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.