THEODOR ADORNO E O CINEMA: CRÍTICA E POSSIBILIDADES
Abstract
Dentro do fenômeno do Entkustung da arte de Theodor Adorno o cinema deixa de se apresentar como arte e torna-se um produto de entretenimento de suma importância na indústria cultural que se utiliza de seu potencial para efetivar seus efeitos negativos de alienação, semiformação e indução a barbárie identificados, em seu exemplo máximo, no cinema Hollywoodiano. O conceito de indústria cultural é referência essencial para qualquer tentativa de compreensão da teoria crítica de Adorno que envolva a questão estética, bem como a aproximação entre imagem e movimento que se estabelece no cinema. Importante salientar que falar de indústria cultural não se trata de uma cultura produzida pela massa para consumo próprio, mas sim de um ramo ligado à produção industrial sob os padrões dos grandes conglomerados característicos da fase monopolista do capitalismo. Em contrapartida a crítica de incisiva de Adorno para com os filmes, não se pode descartar um novo olhar acerca do cinema que pode ser constatado em “Notas sobre o filme” (1966) e “Composições para filmes” (1944), ambos textos trazendo um olhar mais aliviado para com essa arte. A possibilidade de um cinema com características emancipatórias, já embrionária, em “Notas sobre o filme” carregam uma influência do cinemanovista alemão que atacava a produção fílmica industrial de sua época. Com base na Dialética Negativa (1966) que trabalha a não-identidade, essa possibilidade em Adorno de conduzir um ensaio sobre o filme com fins emancipatórios encontra uma saída em seu conceito de Antifilme.Downloads
Download data is not yet available.
Downloads
Published
2021-01-01
How to Cite
Beserra de Oliveira, E., & Luiz Rech, H. (2021). THEODOR ADORNO E O CINEMA: CRÍTICA E POSSIBILIDADES. Encontros Universitários Da UFC, 6(3), 2383. Retrieved from https://periodicos.ufc.br/eu/article/view/75506
Issue
Section
XIV Encontro de Pesquisa e Pós-Graduação
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.