A INSERÇÃO DE FLASHCARDS COMO FERRAMENTA PARA MELHORAR O APRENDIZADO NA DISCIPLINA DE INSTRUMENTAÇÃO MEDIDAS E INSTALAÇÕES ELÉTRICAS.

Authors

  • Maria de Fatima Matias Teofilo
  • Bianca Araujo Braga Brasil
  • Raphael Amaral da Camara

Abstract

No que tange o ensino da disciplina de Instrumentação, Medidas e Instalações Elétricas, é notório observar que muitos alunos apresentam dificuldades com relação a algum ponto da unidade apresentada. Com isso, foi se pensado na elaboração de flashcards para uma melhor fixação do conteúdo e também para sanar possíveis dúvidas recorrentes dos alunos. Flashcards são cartões com palavras ou frases escritas de forma que o conteúdo abordado seja conciso e direto. Dessa forma, serão criados sete flashcards que antecederão os sete testes da disciplina, como uma maneira de revisão para estes. Partindo do pressuposto que a primeira unidade da disciplina é introdutória, no primeiro flashcard serão definidos conceitos como o porquê estudar uma determinada matéria, com significados de termos recorrentes na disciplina como VPP (tensão de pico a pico), Vrms (tensão eficaz), dentre outros termos. Já no segundo flashcard serão reforçados conceitos da Lei de Ohm e associação de resistores, bem como suas diferenças para série e paralelo. Assim, isso se sucederá para os demais flashcards, com a abordagem de circuitos capacitivos e indutivos, bem como suas respectivas reatâncias capacitivas e indutivas. Leis de Kirchhoff, tipos de ligações (estrela-triângulo) e diagrama unifilar também serão temas apresentados nos flashcards. Portanto, pode-se concluir que o uso de flashcards nesta disciplina facilitará o aprendizado dos alunos para que se torne mais leve e dinâmico, bem como para que eles consigam assimilar melhor conceitos tão importantes da área de engenharia elétrica.

Downloads

Download data is not yet available.

Published

2021-01-01

Issue

Section

XXX Encontro de Iniciação à Docência