ELABORAÇÃO DA PRÁTICA DE AUTOMAÇÃO RESIDENCIAL A SER ADICIONADA À DISCIPLINA DE GRADUAÇÃO DE INSTRUMENTAÇÃO, MEDIDAS E INSTALAÇÕES ELÉTRICAS (DEE/UFC)

Authors

  • Eurides Junior Ferreira do Nascimento
  • Dalton de Araujo Honorio

Abstract

Com intuito de melhorar cada vez mais a experiência prática da disciplina de Instrumentação, Medidas e Instalações elétricas (IMIE), foi proposto a adição de mais uma prática de laboratório ao plano de ensino da disciplina, visando englobar uma área da Engenharia Elétrica de bastante relevância junto ao conhecimento sobre instalações elétricas já ofertado: a automação no ambiente residencial. A adição dessa prática tem como objetivo buscar a inserção do conhecimento adquirido na disciplina de IMIE junto à nova realidade presente no ramo de instalações elétricas residenciais, inserindo os alunos em práticas que aumentem seu conhecimento sobre a área de automação a partir de experiência prática. Para inclusão dessa nova prática, o Departamento de Engenharia Elétrica (DDE), adquiriu o dispositivo para automatização residencial Sonoff Mini, que permite a automatização de lâmpadas e outros equipamentos, permitindo seu acionamento via app instalado no celular ou controle por voz. Para realização da prática laboratorial, seria pedido aos alunos com antecedência, que baixassem em seus celulares o app de controle do Sonoff Mini, o eWeLink – Smart Home, para agilizar na realização da prática. Seguindo o roteiro proposto, o aluno faria o registro no app e se conectaria ao equipamento, podendo realizar as atividades propostas no roteiro. O desenvolvimento de mais uma prática para a disciplina mostra-se de grande importância, poisfomenta o conhecimento dos alunos acerca de tal área das instalações elétricas residenciais, como também influencia diretamente a atividade à docência por parte do monitor, ao preparar materiais, roteiros de prática e adaptá-los de maneira a serem melhor aproveitados dentro da disciplina.

Downloads

Download data is not yet available.

Published

2021-01-01

Issue

Section

XXX Encontro de Iniciação à Docência