LEUCOGRAMA ANORMAL: DISCIPLINA DE HEMATOLOGIA CLÍNICA

Authors

  • Eliziane Souza Nascimento
  • Alcínia Braga de Lima Arruda
  • Suzzy Maria Carvalho Dantas
  • Antônio Eduardo Castro Barros
  • Isabelle de Fátima Vieira Camelo Maia
  • Romelia Pinheiro Goncalves Lemes

Abstract

Introdução: A disciplina de Hematologia Clínica do Curso de Farmácia da UFC tem como conteúdo teórico-prático a abordagem da patogênese das doenças hematológicas com ênfase no quadro laboratorial, desde a fase pré-analítica até a interpretação dos exames laboratoriais. Nesse contexto, o Hemograma Completo representa o primeiro passo no auxílio do diagnóstico, avaliando de forma quantitativa e qualitativa as células sanguíneas periféricas (hemácias, leucócitos e plaquetas), sendo um dos exames mais solicitados na prática clínica. O leucograma é a parte do hemograma que avalia os glóbulos brancos (leucócitos), sendo de grande valia principalmente na diferenciação entre os processos reacionais e neoplásicos. Objetivo: O objetivo deste trabalho foi elaborar um material didático com o propósito de contribuir com o desenvolvimento de habilidades dos alunos da disciplina, através do conhecimento da citomorfologia dos leucócitos e sua interpretação no diferencial dos processos reacionais e neoplasias. Métodos: O material foi elaborado a partir de informações de leucogramas com os laudos do laminário do Laboratório de Hematologia e foi denominado de “Leucograma Anormal”, sendo estratificado em alterações quantitativas e qualitativas (reacional, displásica, congênita, blastos). Resultados: O material didático foi estratificado em alterações quantitativas (leucocitose, leucopenia, neutrofilia, neutropenia, eosinofilia, linfocitose, linfocitopenia, monocitose) e qualitativas, como alterações degenerativas dos neutrófilos (granulações tóxicas, vacuolização citoplasmática, corpos de Dohle) e atipias linfocitárias, que são associadas a processos reacionais. Abordando também as alterações congênitas dos leucócitos (Pelger Huet), displasias e presença de células imaturas (blastos). Conclusão: A disponibilidade do referido material vai contribuir com o melhor aprendizado dos discentes na disciplina, assim como entendimento interdisciplinar e interpretação clínica.

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Published

2021-01-01

Issue

Section

XXX Encontro de Iniciação à Docência