PROPOSIÇÃO DE UM NOVO EXPERIMENTO PARA A DISCIPLINA DE QUÍMICA GERAL: DETERMINAÇÃO DA CONSTANTE DE AVOGADRO A PARTIR DA ELETRÓLISE

Authors

  • Lucas HilÁrio Rodrigues Costa
  • Cristiane Pinto Oliveira

Abstract

A constante de Avogadro é um número que estabelece uma proporção entre uma quantidade de matéria e o número de entidades,como átomos, moléculas e partículas elementares que estão ligadas a quantidade de matéria.Atualmente,o número aceito é 6,02x10^23 moléculas para 1 mol de matéria.O presente trabalho propõe a realização de uma nova prática na disciplina de Química Geral,a determinação da constante de Avogadro a partir da eletrólise de uma solução de sulfato de cobre.Deve-se preparar uma solução de sulfato de cobre pentahidratado e mergulhar dois eletrodos de cobre pesados previamente com suas superfícies limpas nessa solução.Ao fim da eletrólise,retiram-se os eletrodos, são devidamente lavados com água destilada e depois secados em uma estufa e assim poderem ser pesados para determinar a perda ou ganho de massa.A partir dos valores de corrente obtidos,calcula-se a quantidade de carga que atravessou o circuito e divide-se esse valor pela carga elementar,e,para obter o número de elétrons,Ne.Com base na semi-reação de oxidação do cobre e na variação de massa devido à oxidação do cobre(Δm),calcula-se a quantidade de cobre n(Cu)(em mols)que foi eletrolisado.Calcula-se ainda a quantidade de elétrons n(e)(em mols)envolvidos na oxidação, levando em conta a estequiometria da reação.Portanto,obtém-se a constante de Avogadro através da fórmula: Na=Ne/n(e).Repete-se o mesmo procedimento para a semi-reação de redução do cobre.Por fim, comparam-se os dois valores obtidos com o valor do número de Avogadro encontrado na literatura e consideramos o mais próximo, calculando o erro percentual.Por se tratar de uma demonstração visualmente interessante,espera-se que o experimento chame a atenção dos discentes e contribua para a compreensão dos conceitos de eletrólise e do que representa o número de Avogadro.

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Published

2021-01-01

Issue

Section

XXX Encontro de Iniciação à Docência