SIMULAÇÃO REALÍSTICA PARA O ENSINO E APRENDIZAGEM DOS ALUNOS DE ENFERMAGEM: RELATO DE EXPERIÊNCIA.
Abstract
Introdução: A simulação realística proporciona preparo para o aluno por meio de treinamento de habilidades e competências, pois este será treinado para ter sucesso em seu raciocínio estimulando a tomada de decisão, o julgamento clínico e o pensamento crítico¹. Objetivo: Relatar a experiência de monitores acadêmicos no uso da Aprendizagem em Entornos Simulados (MAES) no ensino e aprendizagem de alunos do 7º semestre em enfermagem. Método: Trata-se de um relato de experiência, que foi produzido durante o Programa de Iniciação à Docência da disciplina de Gerenciamento dos serviços de Saúde e de Enfermagem, no período de junho a julho de 2021. Os encontros foram de modo presencial nos dias dispostos pela disciplina, no qual, era escolhido pelos alunos um dos 20 casos com a temática relacionada com a disciplina, em que os alunos tinham que desenvolver o caso e simular intervenções a fim de solucionar o caso estabelecido. Resultados: As simulações eram feitas em 3º dias, no 1º dia os monitores explicam a dinâmica para os alunos e tiravam suas possíveis dúvidas, após isso eram escolhidos os casos para cada equipe. No 2º dia, os alunos eram estimulados a procurarem por artigos científicos para embasar a discussão do caso, além de preparar o roteiro da simulação. O último e 3º dia, era quando os alunos apresentavam o caso escolhido e realizavam a simulação, além disso, os alunos e monitores discutiam os pontos fortes e questões a serem melhoradas, sendo assim, a avaliação era realizada de forma dinâmica e leve. Conclusão: A utilização da MAES foi ferramenta significativa na aprendizagem do aluno, uma vez que busca preparar os estudantes para situações reais, colaborando, para sua formação profissional. Além disso, foi uma experiência rica para os monitores, pois sendo inseridos no cenário de ensino, contribui com a vivenciar a docência, além de minimizar a ansiedade do futuro profissional ao ingressar em sala de aula.Downloads
Download data is not yet available.
Downloads
Published
2021-01-01
Issue
Section
XXX Encontro de Iniciação à Docência
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.