USO DO SIMULADOR DO PLANO INCLINADO COMO METODOLOGIA AUXILIAR PARA O ENSINO DE FÍSICA BÁSICA – LEIS DE NEWTON
Abstract
Como monitor bolsista PID/PROGRAD/UFC apresentamos neste trabalho um simulador para auxiliar em aulas de física no contexto do Ensino Remoto Emergencial (ERE). Abordamos o estudo do plano inclinado a partir de uma simulação usando o ambiente/aplicativo Geogebra. Esta parte da física é vista pelos estudantes das engenharias e do curso de física (licenciatura e bacharelado) da UFC. Desta forma, o plano inclinado é um tópico bastante recorrente no mundo da física, sendo quase uma obrigação dos cursos que tenham disciplinas de física básica. Assim, a simulação do plano inclinado apresentado nesse trabalho é uma maneira didática de aprender sobre as leis de Newton e o próprio funcionamento de um plano inclinado, com o intuito de trazer um ambiente de aprendizado mais interativo e dinâmico, principalmente nesses tempos de pandemia. O simulador dispõe de várias interações, pode-se alterar o atrito e/ou a inclinação da rampa, determinar tempos de descida usando um cronômetro, determinar coeficientes de atritos para diferentes materiais do qual a superfície da rampa pode ser feita, assim como ajustar a gravidade. Também há um transferidor para determinar a inclinação da rampa, assim poderá ser inferido o efeito da força peso em objetos com diferentes massas. É possível estudar as forças de atrito estático e dinâmico no plano inclinado, e validar a segunda lei de Newton. Por fim, espera-se que este simulador do plano inclinado seja útil para os alunos e professores dos cursos de física básica, tanto teóricas como experimentais.Downloads
Download data is not yet available.
Downloads
Published
2021-01-01
Issue
Section
XXX Encontro de Iniciação à Docência
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.