AVALIAÇÃO DA QUALIDADE DAS RELAÇÕES SOCIAIS DOS ESTUDANTES DA FACULDADE DE MEDICINA UFC DURANTE O ENSINO REMOTO
Abstract
Introdução: Com o início da Pandemia de Covid-19, as Universidades Federais adotaram o Ensino Remoto (ER). Apesar de tal medida ter dado continuidade ao funcionamento das faculdade, num período em que a normalidade foi afetada, o prolongamento do ER modificou de forma significativa as relações sociais dos estudantes. Objetivo: Avaliar o impacto do ER, em decorrência da pandemia de Covid-19, nos relacionamento sociais dos estudantes de Medicina da Universidade Federal do Ceará (UFC). Métodos: Trata-se de uma análise quantitativa de delineamento transversal, por meio de um formulário feito através da ferramenta Google Forms, o qual contou com a participação de 135 estudantes da Faculdade de Medicina da UFC, com intervalo etário de 17 a 42 anos. Resultados: De acordo com as respostas do formulário, dos 135 alunos de medicina, 109 - 80,7% do total experimentaram algum momento de solidão após o início da faculdade no ER. Consoante a isso, foi questionado aos discentes a satisfação com as suas relações sociais, apenas 27 – 20% dos entrevistados - consideraram suas relações sociais boas, tendo os demais classificando-as em péssima, ruim e regular. Diante disso, o estudo feito pela Chegg.org, com alunos de diversos países, revela índices globais dos impactos do ER nas relações sociais, semelhantes aos encontrados na pesquisa realizada, o que evidencia a correlação entre o ER e a modificação das relações sociais entre os estudantes de Medicina da UFC. Nesse contexto, é válido ressaltar que esses índices podem estar diretamente associados ao agravamento de problemas relacionados à saúde mental, entre os estudantes, tendo em vista que 69 - 51,9% dos entrevistados agravaram seu estado de saúde mental durante o ER, o que confirma a importância da discursão desse tema. Conclusão: Diante disso, é importante que haja um aprofundamento na realidade enfrentada pelos alunos durante o ER, por meio de estudos que objetivem uma intervenção ativa quanto a problemática.Downloads
Downloads
Published
2021-01-01
How to Cite
Helen Barreto Melo, A., Rocha Munguba, L., Alice Peixôto Rodrigues, M., Beatriz Muritiba Delgado, S., Gonçalves Barroso Teixeira, R., & Mary Gurgel Dias Florencio, C. (2021). AVALIAÇÃO DA QUALIDADE DAS RELAÇÕES SOCIAIS DOS ESTUDANTES DA FACULDADE DE MEDICINA UFC DURANTE O ENSINO REMOTO. Encontros Universitários Da UFC, 6(7), 4263. Retrieved from https://periodicos.ufc.br/eu/article/view/77347
Issue
Section
XIV Encontro de Experiências Estudantis
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.