ESTUDO DO PERFIL SOCIOECONÔMICO DOS ATLETAS DE BASQUETE NO ESTADO DO CEARÁ
Abstract
O basquetebol tem 31 milhões de pessoas que se declararam fãs, porém desses, apenas 3 milhões de praticantes. Nessa perspectiva, a falta de condições básicas e adequadas de materiais e locais para treino podem ser um empecilho para a realização da prática e até mesmo para iniciá-la. Portanto, esse estudo busca identificar o perfil socioeconômico dos atletas da modalidade no estado do ceará e obter informações específicas sobre as dificuldades enfrentadas. Desse modo, foi desenvolvido uma pesquisa quantitativa. Tendo como instrumento de pesquisa um formulário online, levantando qual a renda mensal individual do atleta, meio de transporte, grau de escolaridade, qual tipo de moradia possuem e quantas pessoas moram na sua residência. Assim, foram entrevistados 50 atletas de times masculinos e femininos, com isso podemos analisar que no interior do estado do Ceará o perfil socioeconômico é classe média a baixa, tendo suas principais dificuldades, recurso financeiro para participar de competições, adquirir seu material individual de treino, falta de local para realização dos treinos. Enquanto em contraste a capital do Ceará possui um perfil socioeconômico de classe média a alta, onde suas principais dificuldades está em conciliar suas atividades diárias com os treinos, e boa parte do seu recurso vir de um investimento familiar, nota-se que em ambas as regiões a maior parte dos atletas dependem do recurso de suas famílias. Necessitando de um empenho financeiro maior do governo, pra que o basquete não seja um esporte elitizado, onde só tenha acesso àqueles que possuem seu próprio recurso financeiro.Downloads
Downloads
Published
2021-01-01
How to Cite
Almeida Silvestre, A., Rodrigues de Oliveira, T., Farias, H. dos S., & Lins de Souza, W. (2021). ESTUDO DO PERFIL SOCIOECONÔMICO DOS ATLETAS DE BASQUETE NO ESTADO DO CEARÁ. Encontros Universitários Da UFC, 6(7), 4299. Retrieved from https://periodicos.ufc.br/eu/article/view/77383
Issue
Section
XIV Encontro de Experiências Estudantis
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.