UMA ANÁLISE COMPARATIVA DOS NÚMEROS DE INTERAÇÕES NOS FÓRUNS DA DISCIPLINA DE DIFERENÇA E ENFRENTAMENTO PROFISSIONAL NAS DESIGUALDADES SOCIAIS
Abstract
A disciplina de Diferença e Enfrentamento Profissional nas Desigualdades Sociais, desde sua concepção, é realizada totalmente a distância. Utilizando-se somente da ferramenta assíncrona fórum para estabelecer as interações professor-aluno, a mesma é composta por cinco fóruns avaliativos, tendo cada um deles dois períodos limites(deadlines) para envio de postagens nos referidos fóruns. Apesar de haver toda uma sistemática para estimular a participação discente, identifica-se reduções nos números de interações. Essa redução ocorre, principalmente, no início de cada fórum e após os períodos limites, fazendo assim, com que surjam picos no gráfico de interações. Tais picos sugerem que há um interesse majoritário em participar da disciplina somente para resolver as atividades e não um interesse voluntário de participar das discussões presentes nos fóruns. Dessa forma, o presente trabalho visa comparar quantitativamente fóruns iguais aplicados nos semestres 2020.1 e 2021.1 e identificar, através de gráficos informativos, se a variação sofrida com relação às interações tem alguma similaridade ou algum ponto a ser melhor observado pelos professores que atuam na referida disciplina. Pretende-se com a análise comparativa obter subsídios que auxiliem, professores e tutores da disciplina, a estimular uma maior participação dos discentes não somente nos deadlines, mas no decorrer de todo o período do fórum. Por fim, agradeço à Coordenadoria Geral de Programas Acadêmicos - CGPA e à Pró-Reitoria de Graduação da Universidade Federal do Ceará pelo financiamento deste trabalho.Downloads
Download data is not yet available.
Downloads
Published
2021-01-01
Issue
Section
XI Encontro de Bolsistas de Apoio a Projetos da Graduação
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.