PSICOLOGIA, AUTOESTIMA E IDENTIDADE: GRUPO DE ESTUDOS TEÓRICO BASEADO NA TEORIA ANALÍTICO-COMPORTAMENTAL.
Abstract
Ao analisar a estrutura curricular do curso de Psicologia da Universidade Federal do Ceará (UFC), observou-se a ausência de temas relevantes que se fazem necessários para entender melhor aspectos psicossociais imprescindíveis na formação de psicólogas(os). Um dos temas ausentes são os conceitos de autoestima e identidade, com isso, ofertamos o grupo de estudos (GE) sob o referencial teórico da Análise do Comportamento, de nome “Diálogos Comportamentais Sobre Autoestima e Identidade”. Pensado também com o objetivo de embasamento teórico para as intervenções realizadas dentro das ações de extensão do projeto Florescer (outra ação do PET Psicologia), bem como contribuir de uma forma geral na formação das futuras psicólogas(os). O GE é mediado por bolsistas, baseando-se em leituras teóricas e discussões de casos, de forma dinâmica e horizontal, relacionando assuntos diversos, tais como cultura, preconceito, infância, adolescência, relacionamentos, entre outros. Para alcançar esses objetivos, o grupo de estudos foi idealizado para ocorrer em 8 encontros semanais, de forma virtual através da plataforma Google Meet, cada encontro com uma temática diferente, pensada previamente pelos bolsistas ou sugerida pelos participantes, e com duração média de 1h30min. As inscrições foram feitas por formulários disponibilizados nas redes sociais do PET Psicologia e o cronograma sugerido, contendo a bibliografia básica, entregue no primeiro dia de discussões. O resultado, obtido através dos feedbacks dos participantes, que constou com 30 inscritos no primeiro grupo e 27 inscritos no segundo grupo, que ainda está em andamento, demonstra efetividade para com a proposta de estudar os temas propostos, contribuindo assim para a formação das futuras psicólogas(os). Conclui-se assim a pertinência da execução do grupo, e a relevância do tema proposto para as diversas áreas de atuação do saber psi e suas transversalidades.Downloads
Downloads
Published
2021-01-01
How to Cite
Angelo Lopes Alves, A., Sampaio Araújo, R., Angélica Lacerda Maciel, M., Mendes, G. de O., Pinheiro Moreira, B., & Rosa Elias, L. (2021). PSICOLOGIA, AUTOESTIMA E IDENTIDADE: GRUPO DE ESTUDOS TEÓRICO BASEADO NA TEORIA ANALÍTICO-COMPORTAMENTAL. Encontros Universitários Da UFC, 6(9), 4738. Retrieved from https://periodicos.ufc.br/eu/article/view/77822
Issue
Section
VIII Encontro de Programas de Educação Tutorial
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.