A Inserção do Residência Pedagógica Música UFC Sobral na Escola Maria José Ferreira Gomes durante a pandemia do Covid-19: ações e desafios em tempos de Ensino Remoto
Abstract
No ano de 2020, a pandemia de COVID-19 trouxe diversas mudanças, influenciando diretamente na área de educação. Os educadores tiveram que encontrar maneiras de se adaptar ao ensino à distância, adequando suas atividades para tal modelo de ensino remoto, visto que, no atual momento, as aulas presenciais ainda não estão permitidas, no intuito de evitar ampliação na propagação do vírus. Nesse contexto, encontram-se inseridos também, os professores de música que enfrentam, agora, novos desafios frente a inserção do ensino de Música nas escolas de Educação Básica na cidade de Sobral. Nessa perspectiva, o objetivo geral deste trabalho visa identificar os principais desafios e propor ações que auxiliem na continuidade do ensino de Música no contexto escolar, de maneira remota, junto às turmas de Artes da Escola Municipal de Tempo Integral Professora Maria José Ferreira Gomes, Sobral-Ce, elaboradas pelo subprojeto Residência Pedagógica Música UFC Sobral. Para tanto, a pergunta de partida desta investigação tem como foco compreender quais os caminhos possíveis para a inserção do projeto e o fortalecimento da educação musical no contexto escolar em tempos de ensino remoto? Como estratégia metodológica da pesquisa, pretende-se efetuar uma sondagem e testagem inicial a partir do uso de aplicativos, softwares, sites, blogs, etc para verificação das possibilidades de uso e aplicações dessas ferramentas enquanto material didático para as turmas do sexto ao nono ano do Ensino Fundamental. Por fim, espera-se que esses materiais possam auxiliar no processo de ensino-aprendizagem de música por alunos e professores em sala de aula e que tenha um bom aproveitamento tanto no modelo remoto quanto no presencial.Downloads
Download data is not yet available.
Downloads
Published
2021-01-01
How to Cite
Michelle Batista dos Santos, M., Duarte Netto, Querem Evodia Albuquerque Silva, Beatriz Sousa de Oliveira, Benedita Bruna Silvino do Nascimento, B., & Emanoel Ancelmo Benvenuto, J. (2021). A Inserção do Residência Pedagógica Música UFC Sobral na Escola Maria José Ferreira Gomes durante a pandemia do Covid-19: ações e desafios em tempos de Ensino Remoto. Encontros Universitários Da UFC, 5(18), 308. Retrieved from https://periodicos.ufc.br/eu/article/view/79677
Issue
Section
XXIX Encontro de Iniciação à Docência
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.