A RELEVÂNCIA DA LITERATURA BRASILEIRA CONTEMPORÂNEA NA FORMAÇÃO ACADÊMICA: RELATO DE UMA EXPERIÊNCIA DE MEDIAÇÃO DE LEITURA
Abstract
O projeto “Literatura brasileira contemporânea: vozes emergentes, memória e autoficção”, orientado pela professora Gleyda Cordeiro Aragão, foi criado com o objetivo de selecionar, analisar e discutir obras literárias que ainda não estão inseridas no cânone nacional, sobretudo aquelas que foram tangenciadas ao longo da história da literatura por terem como autores grupos minoritários que só no século atual têm recebido atenção, dentre os quais podemos incluir mulheres, negros, LGBTQIAP+ e indígenas. A leitura destas obras não só ajuda a delinear uma literatura ainda em formação e de difícil categorização devido seu viés multifacetado, mas também oferece um espaço onde é possível discutir questões sociais e históricas que se fazem necessárias abordar nesta era de multiplicidade em que autores de diversas origens e gêneros se dispõem a expor através da literatura, dialogando habilmente as esferas fictícias e reais de suas trajetórias. As discussões são feitas virtualmente através de encontros semanais que visam suscitar debates a respeito das obras e as problemáticas sociais por elas levantadas, tal como a ligação interdisciplinar com outras áreas afins, como cinema e teatro, abrindo o âmbito da discussão para além de bolsistas estudantes de Letras. O projeto visa preparar os bolsistas cursistas de licenciatura a serem mediadores aptos a estimular a leitura de obras em sala de aula e os discentes de outras áreas a se engajarem em debates críticos a respeito das questões sociais que se fazem cada vez mais incontornáveis. Luiz Ruffato, Aline Bei, João Nery e Martha Batalha foram alguns dos autores que tiveram suas obras discutidas nos encontros deste ano. Este trabalho visa, portanto, apresentar um relato desta experiência e seus impactos em nossa formação acadêmica.Downloads
Downloads
Published
2022-01-01
How to Cite
Maria Lima dos Santos, B., Ferreira Gomes, J., & Lucia Cordeiro Costa Aragao, G. (2022). A RELEVÂNCIA DA LITERATURA BRASILEIRA CONTEMPORÂNEA NA FORMAÇÃO ACADÊMICA: RELATO DE UMA EXPERIÊNCIA DE MEDIAÇÃO DE LEITURA. Encontros Universitários Da UFC, 7(8), 868. Retrieved from https://periodicos.ufc.br/eu/article/view/85621
Issue
Section
VII Encontro de Iniciação Acadêmica
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.