A RELEVÂNCIA DA LITERATURA BRASILEIRA CONTEMPORÂNEA NA FORMAÇÃO ACADÊMICA: RELATO DE UMA EXPERIÊNCIA DE MEDIAÇÃO DE LEITURA

Authors

  • Brena Maria Lima dos Santos
  • Janiele Ferreira Gomes
  • Gleyda Lucia Cordeiro Costa Aragao

Abstract

O projeto “Literatura brasileira contemporânea: vozes emergentes, memória e autoficção”, orientado pela professora Gleyda Cordeiro Aragão, foi criado com o objetivo de selecionar, analisar e discutir obras literárias que ainda não estão inseridas no cânone nacional, sobretudo aquelas que foram tangenciadas ao longo da história da literatura por terem como autores grupos minoritários que só no século atual têm recebido atenção, dentre os quais podemos incluir mulheres, negros, LGBTQIAP+ e indígenas. A leitura destas obras não só ajuda a delinear uma literatura ainda em formação e de difícil categorização devido seu viés multifacetado, mas também oferece um espaço onde é possível discutir questões sociais e históricas que se fazem necessárias abordar nesta era de multiplicidade em que autores de diversas origens e gêneros se dispõem a expor através da literatura, dialogando habilmente as esferas fictícias e reais de suas trajetórias. As discussões são feitas virtualmente através de encontros semanais que visam suscitar debates a respeito das obras e as problemáticas sociais por elas levantadas, tal como a ligação interdisciplinar com outras áreas afins, como cinema e teatro, abrindo o âmbito da discussão para além de bolsistas estudantes de Letras. O projeto visa preparar os bolsistas cursistas de licenciatura a serem mediadores aptos a estimular a leitura de obras em sala de aula e os discentes de outras áreas a se engajarem em debates críticos a respeito das questões sociais que se fazem cada vez mais incontornáveis. Luiz Ruffato, Aline Bei, João Nery e Martha Batalha foram alguns dos autores que tiveram suas obras discutidas nos encontros deste ano. Este trabalho visa, portanto, apresentar um relato desta experiência e seus impactos em nossa formação acadêmica.

Downloads

Published

2022-01-01

How to Cite

Maria Lima dos Santos, B., Ferreira Gomes, J., & Lucia Cordeiro Costa Aragao, G. (2022). A RELEVÂNCIA DA LITERATURA BRASILEIRA CONTEMPORÂNEA NA FORMAÇÃO ACADÊMICA: RELATO DE UMA EXPERIÊNCIA DE MEDIAÇÃO DE LEITURA. Encontros Universitários Da UFC, 7(8), 868. Retrieved from https://periodicos.ufc.br/eu/article/view/85621

Issue

Section

VII Encontro de Iniciação Acadêmica