ANÁLISE DA DISTRIBUIÇÃO DO INVESTIMENTO ESTRANGEIRO NO TERRITÓRIO CEARENSE
Abstract
O Investimento Estrangeiro Direto (IED) resulta da movimentação de capital através do estabelecimento de uma filial, da fusão ou da aquisição de empresa, desde que, nesse processo, haja a presença do poder de controle de sócio estrangeiro. O IED pode ser estabelecido para diversos propósitos, tal como o de desenvolvimento e de consolidação da empresa no mercado-alvo ou ainda para acesso a matérias-primas e mão de obra mais baratas. O estudo desse tema em território cearense justifica-se para iluminar esse aspecto no contexto da economia local, já que, nas últimas décadas, a frequência e o volume de ingresso de IEDs no Ceará têm crescido de modo acentuado, chegando a mais de R$21 bilhões em 2017. O objetivo do presente estudo foi elucidar acerca do ingresso de IED no Ceará, com enfoque nos investimentos provenientes de Portugal e da Alemanha, dois países que estão entre os maiores investidores no Estado. Analisou-se dados de 864 investimentos portugueses e alemães recebidos no Ceará no período de 1984 a 2017. Foi verificado que os IEDs de ambos os países apresentaram um rápido crescimento no início da década de 2000, estabilizando-se desde então em patamares muito superiores. Foram 67 IEDs portugueses apenas no ano de 2012 e 11 investimentos alemães em 2013. Nas décadas de 1980 e 1990, o IED oriundo desses países chegava ao Ceará de forma inconstante, sem sequer um investimento recebido em determinados anos. Foram realizados ainda estudos de caso com oito empresas alemãs e/ou portuguesas atuantes no Ceará, a fim de verificar possíveis alinhamentos entre suas atividades no país de origem e no território cearense, tendo como embasamento a Escola Nórdica de Negócios Internacionais. Constatou-se que a chegada das empresas estrangeiras acentuou-se justamente à medida que as políticas estatais favoráveis à atração de investimento foram sendo amplificadas, tais como reformas financeiras, institucionais e de infraestrutura.Downloads
Downloads
Published
2022-01-01
How to Cite
Andersson Bezerra da Silva, C., Bernardo Lima Pinheiro, V., & Albuquerque Martins, J. de P. (2022). ANÁLISE DA DISTRIBUIÇÃO DO INVESTIMENTO ESTRANGEIRO NO TERRITÓRIO CEARENSE. Encontros Universitários Da UFC, 7(8), 883. Retrieved from https://periodicos.ufc.br/eu/article/view/85636
Issue
Section
VII Encontro de Iniciação Acadêmica
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.