COMO LICENCIANDOS DA UFC COMPREENDEM O USO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NA DOCÊNCIA

Authors

  • Nicolas Eduardo Pinheiro de Oliveira
  • Maria Tamiris da Costa Lima
  • Francisco Leonardo Araújo Jesuino
  • Luciana de Lima

Abstract

O objetivo do trabalho é descrever como licenciandos da UFC compreendem o uso das tecnologias digitais na docência. Considerando-se que as Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDICs) no contexto educacional são pouco utilizadas, desenvolveu-se uma pesquisa quantitativa de levantamento entre 2020 e 2021 com 119 sujeitos. A coleta de dados se baseou na aplicação de um questionário de 20 perguntas em contexto on-line dentro da disciplina Tecnodocência ofertada como optativa em 4 semestres letivos. As 10 primeiras perguntas versam sobre o perfil dos sujeitos; as restantes sobre a relação que os licenciandos estabelecem entre a docência e o uso das TDICs. A análise de dados utilizou como base a Estatística Descritiva com o cálculo das frequências absolutas e relativas de três variáveis: equipamentos digitais, recursos digitais e aspectos didático-metodológicos. Em relação aos equipamentos digitais, 24% dos sujeitos optaram pelo notebook e outros 22% pelo projetor para serem utilizados na docência. Em relação aos recursos digitais, 22% dos sujeitos optaram pelo uso de vídeos e 19% pelo uso de softwares gerais quando trabalharem na docência. Em relação aos aspectos didático-metodológicos, para 47% dos sujeitos, o professor deve utilizar mídias de forma lúdica, como podcasts e softwares, para 18%, os professores devem incentivar a cognição por meio de exercícios e experimentos, fazendo uso das TDICs. Para 9% dos sujeitos, o professor deve tratar o aluno como criador, fazendo com que desenvolva seu próprio material digital a fim de aprofundar o conhecimento. Os resultados caracterizam, portanto, uma docência vinculada à transmissão de informações pelos professores ao aluno, por meio do uso de equipamentos e recursos específicos para essa finalidade. Além disso, as propostas didático-metodológicas se pautam na postura de um aluno receptivo dentro do processo de aprendizagem, ainda que tenham vivenciado nesse período aulas remotas.

Downloads

Published

2022-01-01

How to Cite

Eduardo Pinheiro de Oliveira, N., Tamiris da Costa Lima, M., Leonardo Araújo Jesuino, F., & , L. de L. (2022). COMO LICENCIANDOS DA UFC COMPREENDEM O USO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NA DOCÊNCIA. Encontros Universitários Da UFC, 7(8), 939. Retrieved from https://periodicos.ufc.br/eu/article/view/85693

Issue

Section

VII Encontro de Iniciação Acadêmica