EDIÇÃO DE VÍDEOS LONGOS PARA A FORMAÇÃO DE DOCENTES NO ENSINO SUPERIOR.
Abstract
O trabalho relata experiências sobre as atividades realizadas no projeto sobre o uso de vídeos longos nos processos de ensino e aprendizagem no Programa de Apoio e Acompanhamento Pedagógico (PAAP) que visa a formação acadêmica e profissional dos professores na UFC, propondo processos de ensino e aprendizagem para melhoria dos seus processos formativos. Neste sentido são propostas diversas atividades para capacitar esse profissional, dentre elas: cursos, minicursos, postados no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), onde servidores docentes ou técnico-administrativos em educação (TAE), alunos, ex-alunos e comunidade externa podem se inscrever e ter acesso ao conteúdo. Na produção desse material, há um trabalho minucioso de pesquisa sobre a relevância do conteúdo para o público, além da gravação das aulas e pós-produção. Depois que uma aula é produzida, é armazenada em nuvem e catalogada em planilha que facilita o gerenciamento e o compartilhamento dos vídeos. No que diz respeito à pós-produção, a depender do conteúdo do material didático, pequenos ajustes precisam ser feitos, como correção do volume de áudio, corte de partes indesejadas, falhas na gravação, ruídos, entre outros. Após todas as remoções, é adicionada a vinheta e o encerramento que identifica o PAAP em suas produções. Também são adicionados ao final de cada aula os créditos, onde são identificados a equipe técnica do PAAP, os realizadores e apoiadores da aula e a produção do material, no qual o professor conteudista é o responsável. Ao final, este produto de ensino e aprendizagem é incorporado ao AVA PAAP-Formação juntamente com os materiais complementares e atividades. Avaliamos que a atividade desenvolvida no projeto é primaz à organização dos processos formativos do AVA, pois as gravações dos conteúdos constituem-se materiais didáticos para os processos de ensino e aprendizagem dos participantes do PAAP.Downloads
Downloads
Published
2022-01-01
How to Cite
Lopes Oliveira, V., Sousa Nobre, F., Victor Bamberg Oppelt, D., Gomes Santos, S., & Jose Costa dos Santos, M. (2022). EDIÇÃO DE VÍDEOS LONGOS PARA A FORMAÇÃO DE DOCENTES NO ENSINO SUPERIOR. Encontros Universitários Da UFC, 7(8), 970. Retrieved from https://periodicos.ufc.br/eu/article/view/85724
Issue
Section
VII Encontro de Iniciação Acadêmica
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.