ELABORAÇÃO DE LIVROS DIGITAIS (E-BOOKS) COM QUESTÕES COMENTADAS COMO FERRAMENTA DIDÁTICA NA PREPARAÇÃO DOS ESTUDANTES PARA A OLIMPÍADA BRASILEIRA DO ENSINO SUPERIOR DE QUÍMICA (OBESQ)

Authors

  • Alexia Vieira Gomes Fontenele
  • Kleison Silva Carvalho
  • João Marcos Soares Barbosa
  • Nilce Viana Gramosa Pompeu de Sousa Brasil

Abstract

Para além de medalhas e prêmios, as olimpíadas científicas proporcionam um riquíssimo desenvolvimento intelectual e acadêmico aos estudantes, agregando novos conhecimentos e experiências, sendo um incentivo para crescer ainda mais. Porém, no ensino superior, muitos se sentem desmotivados a participar dessas competições. Portanto, este trabalho relata as atividades realizadas na elaboração de livros digitais (e-books) que possam servir como guia de estudo a estudantes com interesse na Olimpíada Brasileira do Ensino Superior de Química (OBESQ). Os assuntos abordados nestes livros foram selecionados de acordo com as modalidades presentes no regulamento do OBESQ. Os livros foram divididos como: um de Química Geral e Química Analítica, e outro de Química Orgânica, Química Inorgânica e Físico-Química, e são constituídos de questões resolvidas e comentadas de todas as edições da OBESQ (2018 a 2022), bem como, questões adaptadas de livros de Química utilizados nos cursos de graduação. Para o desenvolvimento do e-book de Química Geral, foram separados 24 conteúdos da área, utilizando o livro Química: A Ciência Central, de Theodore Brown, Eugene Lemay, Bruce Bursten e Julia Burdge como base, contendo, em cada capítulo, de 2 a 3 questões. Já para as demais áreas, foram selecionadas questões das provas anteriores, separadas por conteúdo. A resolução das questões foi dividida entre os integrantes da comissão de Materiais Didáticos do projeto durante todo o processo. Dessa forma, seu desenvolvimento não apenas servirá para a preparação e incentivo aos futuros participantes da olimpíada, como também está agregando novas habilidades e conhecimentos aos bolsistas. Portanto, o produto final do projeto proporciona um estímulo, aprendizagem e divulgação para a ciência, especialmente na área da química, sendo um meio de crescimento para a Olimpíada Brasileira do Ensino Superior de Química.

Downloads

Published

2022-01-01

How to Cite

Vieira Gomes Fontenele, A., Silva Carvalho, K., Marcos Soares Barbosa, J., & Viana Gramosa Pompeu de Sousa Brasil, N. (2022). ELABORAÇÃO DE LIVROS DIGITAIS (E-BOOKS) COM QUESTÕES COMENTADAS COMO FERRAMENTA DIDÁTICA NA PREPARAÇÃO DOS ESTUDANTES PARA A OLIMPÍADA BRASILEIRA DO ENSINO SUPERIOR DE QUÍMICA (OBESQ). Encontros Universitários Da UFC, 7(8), 975. Retrieved from https://periodicos.ufc.br/eu/article/view/85730

Issue

Section

VII Encontro de Iniciação Acadêmica