ESTUDO ANALÍTICO DOS DADOS OBTIDOS DA OLIMPIADA CEARENSE DE QUÍMICA
Abstract
A Olimpíada Cearense de Química (OCQ) é um projeto que visa identificar os estudantes que apresentam maiores habilidades na área de Química. Este certame é também uma ferramenta na propagação do conhecimento, bem como, despertar em alunos a paixão pelo estudo da Química. Os estudantes mais destacados na OCQ têm a oportunidade de representar o estado do Ceará nas Olimpíada Norte/Nordeste de Química (ONNeQ) e na Olimpíada Brasileira de Química (OBQ). A OCQ se torna uma enorme fonte de obtenção dados, que tratados geram informações que pode ajudar no entendimento de determinados fenômenos. Por conta disso, foi proposta uma análise histórica de cunho quantitativo e qualitativo, se utilizando de arquivos presente no site oficial da OCQ, e base de dados, ambos ricos em informações com o objetivo de estudar a qualidade do ensino de química no Ceará. Neste trabalho é relatado o resultado da análise dessas informações que pode ser utilizado tanto para análises de variáveis, como o índice de participação em diferentes regiões do estado do Ceará. Outro fator foi a criação de material de divulgação e incentivo a participação nas olimpíadas. Foram realizadas pesquisas em periódicos científicos e sites de busca para a criação de conteúdo de apostilas e divulgação em redes sociais, e a sondagem das atuais atividades dos ganhadores das últimas edições. Os resultados obtidos foram convertidos em tabelas e gráficos afim de uma melhor compreensão de todos que se interessem nos resultados.Downloads
Downloads
Published
2022-01-01
How to Cite
Wilton Pereira Lima, F., & Viana Gramosa Pompeu de Sousa Brasil, N. (2022). ESTUDO ANALÍTICO DOS DADOS OBTIDOS DA OLIMPIADA CEARENSE DE QUÍMICA. Encontros Universitários Da UFC, 7(8), 985. Retrieved from https://periodicos.ufc.br/eu/article/view/85740
Issue
Section
VII Encontro de Iniciação Acadêmica
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.